Bacharelado em Agronomia do Campus Ariquemes recebe nota 4 em avaliação do MEC

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h13 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 17h16 | Acessos: 32754

Campus Ariquemes Agronomia nota 4

O Curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, alcançou a nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada em três dias (27, 28 e 29 de setembro), divididas entre reuniões com discentes, docentes e equipes gestoras do IFRO, bem como um passeio, utilizando vídeo chamada, pelo campus.

O curso, que funciona na unidade desde 2018, enquadra-se na área das engenharias e das ciências agrárias e visa a estabelecer um diálogo entre o homem e a natureza, a fim de promover o desenvolvimento humano sustentável, primando sempre pela ética e pelo bom senso. Além do desenvolvimento tecnológico e agrário, deverá também fomentar uma dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo dos valores humanistas.

Segundo o coordenador do curso, professor Judson Cascaes, a nota 4 é uma vitória para o Campus Ariquemes e para a região em que está inserido. “Uma vez que nessa região apenas o Campus Ariquemes oferece um curso de agronomia, de forma gratuita, presencial, e de qualidade para aproximadamente 190 mil habitantes do Vale do Jamari. Este resultado é um trabalho contínuo que desde 2018, com a criação do curso, vem sendo desenvolvido pelo ex-coordenador de curso, Luciano dos Reis Venturoso, e os servidores envolvidos com o curso, tanto na parte de elaboração de documentos, como na organização do nosso curso para receber os alunos da melhor forma possível, com infraestrutura, tecnologia e ensino de qualidade. Ainda temos um caminho árduo até chegar na nota de excelência que é o 5, mas com dedicação e comprometimento com uma educação inclusiva, sustentável e profissionalizante, é uma meta alcançável para os próximos anos”, avaliou.

Sobre a avaliação

O processo avaliativo do curso pelo MEC foi composto por três etapas: a pré-visita que consiste em reunir as documentações pertinentes ao curso e ao IFRO, a Visita Virtual in loco que é composta por videoconferências com os discentes, docentes e equipe gestora e a pós-visita que consiste em sanar as últimas dúvidas dos avaliadores.

Judson Cascaes destaca que todo processo avaliativo foi realizado de forma virtual. “Portanto foi necessária uma organização documental e estruturas de tecnologia da informação para se adaptar a esta nova abordagem, tal como trazer o máximo de transparência para nossos avaliadores, por meio de vídeo chamada”, definiu.

Além da visita virtual in loco, o processo avaliativo envolveu reuniões com os discentes, docentes e equipe gestora, a fim de verificar se o que constava nas documentações eram ações verídicas e realistas na vida de todos os envolvidos, tais como utilização dos ambientes de aprendizagem, aulas práticas, oferta de bolsas, atendimentos, entre outros.

O professor Luciano dos Reis Venturoso, que já foi coordenador do curso, participou de vários momentos com a Comissão Avaliadora nas reuniões com a coordenação de curso, núcleo docente estruturante e colegiado de curso. “Nestes momentos ficou claro a busca da Comissão Avaliadora por relacionar as informações, de modo a verificar e comprovar os relatos e documentos entregues para o processo de avaliação. Vale destacar que o trabalho realizado pela Coordenação de Graduação, no intuito de acompanhar e orientar acerca do processo de avaliação, possibilitou maior entendimento sobre o que seria pedido e analisado, fazendo com que o procedimento ocorresse de forma relativamente tranquila”, relatou.

A acadêmica no 2º período do curso, Adrieli dos S. Araújo participou da conversa de avaliação de curso. “Fiquei satisfeita com a experiência, pois foi uma conversa altamente interativa na qual os alunos conseguiram abordar todos os tópicos essenciais de forma eficaz. Além disso, os professores que conduziram a reunião empregaram uma ótima metodologia para facilitar a discussão”, comentou.

Erlan Fonseca de Souza, Analista de Tecnologia da Informação do campus, responsável pelo suporte técnico à conectividade local, participou ativamente da apresentação on-line dos diferentes departamentos do campus perante os avaliadores. “Nessa ocasião, foi possível constatar a crescente integração de recursos tecnológicos nas operações cotidianas. Essa constatação destaca o papel fundamental da tecnologia da informação na otimização dos processos, com uma atuação estratégica nas organizações. Consequentemente, nos deparamos com o desafio contínuo de assegurar uma conectividade de alta qualidade nas instituições de ensino, particularmente em unidades rurais onde a cobertura de rede celular é inexistente”, analisou.

Sobre o Curso

O Bacharelado em Agronomia do Campus Ariquemes oferece anualmente 40 vagas. Funciona em período integral com duração mínima de 5 anos. Atualmente o curso tem 53% do seu corpo docente formado por doutores. O campus oferta auxílio estudantil, para garantir a permanência dos discentes. Quatro alunos estão se formando e 34 discentes se preparam para conclusão em 2024. O curso conta com Laboratório de Química, Laboratório de Biologia, Laboratório de Informática, Áreas de Produção Vegetal (horta, pastos, áreas frutíferas, entre outros), Áreas de Produção Animal (produção de leite, gado de corte, piscicultura, suinocultura e ovinocultura), Laboratórios de Grupos de Pesquisa (Programa Fito no Campo, Solo e Água em Ambientes Amazônicos, Produção Sustentável na Região Amazônica, Grupo de Pesquisa em Produção Vegetal, Sociedade, Educação, Ciência e Tecnologia na Amazônia Ocidental e Grupo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura - NUPA NORTE 04). Mais informações podem ser acessadas em: https://portal.ifro.edu.br/ariquemes/cursos/4183-engenharia-agronomica.