Alunas do Campus Ariquemes brilham na Competição Feminina da Olimpíada Brasileira de Informática 2023

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 12h40 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 12h41 | Acessos: 34386

Ariquemes destaqueO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, ganhou destaque nacional. As alunas Grazielly Borges de Lima e Larissa de Oliveira Mendes, do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, posicionaram-se entre as 30 melhores programadoras juvenis do país na Competição Feminina da Olimpíada Brasileira de Informática 2023.

O sucesso das alunas é fruto do projeto “Programação Competitiva: Treinando no caminho, aprendendo para a vida”. Coordenado por Luciano Topolniak com a colaboração do Professor Andrey Alencar Quadros, o projeto visa a capacitar alunos dos cursos técnicos em Informática para competições de algoritmos. “Mesmo diante do desafio de conciliar a prática de programação com as disciplinas do primeiro ano, Grazielly e Larissa demonstraram comprometimento e determinação excepcionais”, avaliam os docentes.

“Ao entrar no Instituto, criei expectativas, principalmente sobre o curso. Imaginava muita ‘nerdologia’ e pensava que talvez não fosse tão capaz de chegar aonde cheguei, principalmente porque nunca tive contato direto com as peças daquilo que usava”, disse Larissa. E Grazielly acrescenta que “o fato de eu ter avançado para a segunda fase da OBI me alegrou bastante. Saber que aprendi pelo menos o básico de programação me deixou muito feliz e mostrou que, se eu realmente me esforçar, consigo aprender e colocar em prática o que aprendi”.

Além da fase feminina, as alunas também participaram da competição aberta a todos. Grazielly competiu até a fase regional e Larissa chegou à fase nacional. Para o próximo ano, ambas pretendem competir novamente, agora no nível II de programação. Reconhecido por proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades em programação, o IFRO Campus Ariquemes celebra o sucesso das alunas, reafirmando sua posição como referência em educação tecnológica na região.

“Grazielly e Larissa tiveram seu primeiro contato com programação apenas neste ano e são exemplos inspiradores de como a paixão, o esforço e o apoio educacional adequado podem levar a conquistas notáveis. Seu desempenho na Olimpíada é motivo de orgulho para o IFRO e incentivo para todos os jovens aspirantes na área da programação”, finaliza o Professor Luciano.