Pesquisa do Campus Ariquemes se destaca na Rondônia Rural Show Internacional 2023

Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2023, 13h05 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2023, 13h06 | Acessos: 136254

O Projeto Cultivo de Tambaqui (Colossoma macropomum) em sistema de bioflocos na recria para melhoria da sanidade e desempenho zootécnico ganhou destaque durante a Rondônia Rural Show Internacional. O evento ocorreu de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, o Projeto Cultivo de Tambaqui foi divulgado aos que foram conferir a feira, incluindo comunidade acadêmica, produtores rurais, demais representantes do agronegócio e população rondoniense em geral. O projeto de pesquisa é Coordenado pela Professora de Engenharia de Pesca, Raica Esteves Xavier Meante.

Caracterizada como feira de tecnologia e oportunidades dos negócios voltados ao agronegócio do estado, a Rondônia Rural Show é realizada anualmente pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). As atividades ocorrem no município de Ji-Paraná, cidade que fica no centro do estado, o que privilegia o acesso e a logística para a realização do evento.

Segundo a Professora Raica, a RRS Internacional surgiu com a necessidade de buscar novas tecnologias e práticas mais eficazes para a produção agropecuária rondoniense, proporcionando assim o desenvolvimento econômico e social do estado. “Neste sentido, o projeto de pesquisa de Ariquemes tem como meta o fomento científico à introdução de uma nova modalidade de produção na piscicultura de Rondônia. Esperando-se que o sistema de bioflocos possa gerar indivíduos mais saudáveis e resistentes a parasitas devido a alimentação suplementar com bactérias heterotróficas presentes no sistema e, assim, proporcionar uma microflona intestinal de maior diversidade e melhoria na imunidade”, explica a docente.

Conforme a Coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Ariquemes, Stéfanny Rochelly Klaus Sales Oliveira, o Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp/IFRO/Campus Ariquemes) fundamenta que o desenvolvimento de pesquisa aplicada e a consequente colocação das mesmas a serviço da sociedade, através do mecanismo da inovação, fortalece a cadeia produtiva e possibilita a adoção de estratégias para solucionar adversidades.

Peixes em Rondônia

O IFRO Campus Ariquemes vem ao longo dos anos desenvolvendo pesquisas voltadas para o cultivo de peixe em cativeiro. A unidade participou ativamente na 10ª Rondônia Rural Show Internacional 2023 com o projeto: Cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) em sistema de bioflocos na recria para melhoria da sanidade e desempenho zootécnico. A piscicultura é uma atividade presente em muitas propriedades rurais, tendo a criação do tambaqui como a principal espécie. O município de Ariquemes contribui, em grande parte, para que Rondônia ocupe a primeira posição de produção de tambaqui no país.

Durante o evento a pesquisadora e seus colaboradores explanaram sobre a metodologia e esclareceram dúvidas sobre a pesquisa e benefícios que trará para o produtor. Foi montada estrutura com tanque circular, em material de vinil com tela galvanizada para sustentação: medindo 1 m de altura e 2,6 m de diâmetro, com volume total de 4,3 m³.

O acadêmico Geovani Gabriel Gonçalves da Luz conta: “participei por três dias na décima Rondônia Rural Show apresentando o trabalho de pesquisa sobre bioflocos no cultivo de tambaqui. Como estudante na reta final do Curso de Agronomia (8° período) foi uma grande experiência ter esse contato direto com produtores de várias classes nesse grande evento. Durante as apresentações percebi muito interesse do público na questão de como funcionava aquele tipo de tanque, o valor e a capacidade de produção utilizando o sistema que nós tínhamos levado. Fiquei surpreso, por que teve muita procura para entender o que o grupo tinha levado para a feira. O tanque chamou muito a atenção do público e conheci alguns produtores de peixes que ficaram muito curiosos sobre os resultados que ainda iremos obter quando for finalizada a pesquisa”.

Segundo Raica Esteves Xavier Meante o “projeto pretende cultivar o tambaqui na primeira fase de cultivo, chamada recria, no sistema de bioflocos, sistema fechado, com recirculação, com o objetivo de isolamento do ambiente natural, para impedir o consumo de plancton e potencial ingestão do Ostracoda, hospedeiro intermediário do acanthocephalus”.

“A ingestão de bactérias no bioflocos pode também proporcionar um aumento da imunidade destes animais e agir como barreira para uma possível infestação em viveiros escavados nos quais serão cultivados em etapa posterior e finalização do ciclo de produção. A pesquisa tem o intuito de dar suporte à cadeia produtiva do pescado em Rondônia a partir da geração de informações que potencializem o rendimento do cultivo de peixes em bioflocos”, finaliza a coordenadora do projeto.

• COLABORADORES-RAICA_Discentes_do_curso_de_Agronomia_participam_como_expositores_na_RRS_2023