Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto “Economia Rural na Prática” do IFRO Ariquemes concorre a Prêmio Educador Transformador

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 13h44 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 13h44 | Acessos: 93525

Fotos Quezia Premiação 1Projeto desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, está entre os finalistas do Prêmio Educador Transformador. O Projeto “Economia Rural na Prática” foi desenvolvido pela Professora Quezia Rosa, com o apoio dos servidores lotados no Diepe (Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), Mayko da Silva Fernandes, Tiago Cipriane e Lucas Cipriane. Realizado na disciplina de Administração Rural no Curso de Agronomia, a ação teve a participação de mais de 40 alunos da turma.  

A divulgação dos vencedores será durante o encontro de educadores “Bett Brasil 2023”, nos dias 09 a 12 de maio, em São Paulo. A iniciativa de Ariquemes foi selecionada entre 212 projetos de todo o país para estar na final na categoria nível superior. Segundo Quezia Rosa, eles usaram os preceitos do Aprender Fazendo, objetivando proporcionar aos alunos a vivência dos conceitos relativos à economia rural, mais especificamente a reação do mercado no tocante a oferta e demanda de produtos agropecuários.

“Fiquei muito feliz com a realização deste projeto. Os alunos me demandaram atividades ligadas ao campo que eu até bem pouco tempo nem concebia como sendo possíveis, na disciplina de administração rural. Após a minha visita à Finlândia, passei a enxergar como de fato tornar o aluno protagonista de sua própria trajetória na construção da aprendizagem”, avalia a Quezia. A visita à Finlândia, citada pela professora, ocorreu no ano de 2021 no âmbito do Programa de Formação: Educadores do Século 21, uma capacitação que ocorreu junto à Universidade de Tampere, na Finlândia. Do IFRO participaram 13 servidores.

O Prêmio Educador Transformador é fruto da união do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare e do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Conforme os organizadores, o prêmio para professores que transformam visa a reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras. São 7 categorias em que haverá premiação, da educação Infantil até a educação superior. Ao todo foram 2.897 projetos inscritos, que passam por 3 filtros: de Pré Selecionados: avaliação se o projeto está dentro das regras estabelecidas e se a redação e o cadastro estão claros. Depois é o Filtro Finalista, em que são selecionados 70 projetos mais transformadores, sendo 10 de cada categoria com dois representantes de cada região. E finalmente o de Vencedores: que apontará o vencedor de cada um dos 7 segmentos.

 

IFRO Ariquemes

O Projeto “Economia Rural na Prática” foi executado em diferentes fases que se complementavam, sendo a primeira uma sala de aula invertida, para os alunos se apropriarem de alguns conceitos seguidas de visita de campo a supermercados para avaliar a produção, sazonalidade e a oferta e demanda de produtos agropecuários.

A partir daí teve início a implantação da produção de hortaliças em minifazendas que foram manejadas por meio do trabalho em grupos. Quando os alunos tinham dificuldade com a produção especificamente, procuravam os servidores Mayko, Lucas ou Tiago do Diepe/IFRO, para tirarem suas dúvidas referente a temas como irrigação, doenças, pragas, nutrição ou qualquer outro aspecto relativo à produção de horticultura.

No decorrer das atividades do projeto no semestre, outros desdobramentos aconteceram, tais como a finalização dele em uma ação de curricularização da extensão com doação da produção final para o Lar Fraterno da 3ª idade; e a execução de um Projeto Integrador entre as disciplinas de Administração Rural e Metodologia Científica, o qual foi baseado nos dados coletados nas minifazendas. Nessa fase, os alunos desenvolveram projetos de pesquisa e na sequência um artigo científico. Inclusive um dos artigos foi submetido e aprovado para apresentação no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado no final de 2022, sediado na última edição pelo IFRO Campus Porto Velho Calama.

Quezia Rosa diz ter planejado a aula para que os alunos pudessem vivenciar conceitos teóricos antes trabalhados apenas em sala de aula. “Os alunos aceitavam muito bem a ideia desde o início, embora alguns se mostrassem pouco confiantes no processo; mas se engajaram e persistiram superando as dificuldades que encontraram pelo caminho com a ajuda dos colegas de grupo e a orientação minha e dos parceiros técnicos em agropecuária lotados no Diepe. Além dos ganhos relativos à apropriação do conteúdo de economia rural, os alunos também se desenvolveram em relação à segurança ao enfrentar situações de risco, à comunicação, à articulação, à identificação de problemas e procura de soluções”, finaliza a docente.

Mais informações sobre o prêmio: https://educadortransformador.com.br/

E sobre o Bett Brasil 2023: https://brasil.bettshow.com/

  • Fotos-Quezia-Premiação_1
  • Fotos-Quezia-Premiação_2
  • Fotos-Quezia-Premiação_3
  • Fotos-Quezia-Premiação_4
  • Fotos-Quezia-Premiação_5
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.