Integração entre alunos calouros e veteranos da Informática é proporcionada pelo Campus Ariquemes

Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 15h40 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2023, 07h50 | Acessos: 94165

Ariquemes Diurno 12O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes realizou uma série de eventos para celebrar o encerramento do Projeto “Chega Mais!”. O objetivo da ação foi de promover a integração dos novos alunos de informática com os veteranos, criando um ambiente acolhedor e solidário para os alunos ingressantes. O evento de integração ocorreu no dia 16 de fevereiro.

A coordenação do projeto foi do Professor Luciano Topolniak, com a colaboração dos coordenadores do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Andrey Alencar Quadros, e do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Osvino Schmidt.

Segundo os organizadores, a iniciativa surgiu a partir da constatação de que muitos alunos enfrentam dificuldades e incertezas no ambiente escolar, o que pode levar a problemas de saúde mental e física. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que os alunos recém-chegados sejam acolhidos de forma harmoniosa, tranquila, amigável e divertida. Isso faz com que eles se sintam parte do ambiente desde o início, sem sofrer com o isolamento ou a sensação de não serem bem-vindos.

Durante os eventos de encerramento do projeto “Chega Mais!”, os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, como palestras e dinâmicas em grupo com jogos de lógica. Além disso, os veteranos puderam compartilhar suas experiências e oferecer conselhos e orientações aos novos alunos, o que contribuiu para fortalecer os laços de amizade e solidariedade dentro da comunidade escolar.

Os docentes avaliam que o projeto “Chega Mais!” é uma iniciativa importante que busca combater o isolamento escolar e promover um ambiente mais acolhedor e saudável para os alunos. E que ações como essa são essenciais para garantir o bem-estar dos estudantes e para construir uma comunidade escolar mais unida e solidária.

• Ariquemes-Diurno_1
  • Ariquemes-Diurno_12