Campus Ariquemes promove a II Semana Integrada de Agronomia e Agropecuária conjuntamente com a 7ª Feira de Estágio

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 10h55 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 10h55 | Acessos: 188765

26 10Ariquemes 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, promoveu a II Semana Integrada de Agronomia e Agropecuária (SIAAGRO) conjuntamente com a 7ª Feira de Estágio. Participaram profissionais da educação, acadêmicos de graduação, estudantes de cursos técnicos e demais membros da comunidade externa interessados na temática.

Durante os três dias do evento, foram realizadas diversas atividades: palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas de campo e gincanas. O evento foi de 19 a 21 de outubro de 2022, com trocas de saberes e experiências desenvolvidas e aplicadas na região do Vale do Jamari, assim como conciliou momentos para refletir, vivenciar e fomentar a interação entre discentes, docentes, técnicos e egressos, favorecendo a aproximação do saber científico com a realidade da região.

O Diretor-Geral do IFRO Campus Ariquemes, Ênio Gomes da Silva, avalia que a segunda edição da SIAAGRO “foi um espaço que proporcionou transferências tecnológicas e oportunidades para o mundo e mercado do trabalho com as diversidades de intervenções e soluções inteligentes para o setor agrário. Somos uma vitrine de produção de conhecimento por excelência!”.

Para o Coordenador-Geral da II SIAAGRO, Luciano dos Reis Venturoso, “após o retorno presencial, aliado aos dois anos sem a realização da Semana Integrada de Agronomia e Agropecuária, os alunos já demonstravam o anseio pela realização do evento. A SIAAGRO vem se tornando um evento muito importante junto à comunidade acadêmica, como um momento de integração e difusão do conhecimento, sobre práticas inovadoras, avanços tecnológicos, entre outros. Nesta edição, o evento foi aberto ao público externo, e nos mais de 600 inscritos, cerca de 150 inscrições foram da comunidade, entre eles, muitos produtores locais que possuem filhos estudando no campus”.

“É interessante enfatizar que o evento proporcionou um espaço para a troca de saberes, seja por meio da capacitação aos alunos e comunidade externa, seja por meio das Mostras de Pesquisa e Extensão, onde os próprios acadêmicos figuraram como palestrantes, levando informações em atividades curricularizadas e dados de pesquisa. Vale destacar que jamais conseguiria realizar um evento dessa amplitude sem nossos parceiros, sem nossos colaboradores, sem nossos servidores (docentes, técnicos, terceirizados), sem nossos alunos, e o apoio da gestão do campus, o qual externo meu muito obrigado a todos”, concluiu o docente.

Larissa da Silva Ferreira, acadêmica do 5º período de Agronomia, comenta: “gostaria de externar a minha gratidão e satisfação aos idealizadores e colaboradores por meio de um depoimento pessoal em relação à II Semana Integrada de Agronomia e Agropecuária (SIAAGRO), o evento corroborou com a atividade que a minha família vem exercendo há mais de quatro anos, o cultivo de café em nível comercial, através da participação de meus pais no minicurso sobre ‘Manejo, Controle de Pragas e Mercado do Café’ e ‘Fermentação do Café’, ofertados pelo evento, contribuindo em forma de conhecimento e prática. Outrossim, como acadêmica, a experiência contribuiu com a agregação de conhecimento, através da participação nos minicursos de ‘Fermentação de Café’ e ‘Compostagem e Vermicompostagem’. Ademais, contribuiu também com a apresentação de ‘mostras’ de extensão ao público interno e externo ao campus, trabalhando questões de domínio de conhecimento, oratória e relação interpessoal”.

Entre os objetivos do evento estão o de integrar as atividades acadêmicas do curso Técnico em Agropecuária com o curso superior de Agronomia. Demonstrar as diferentes formas de inserção dos egressos no mercado de trabalho, relacionando os setores com as atribuições profissionais dos cursos ofertados no campus. Além de propiciar à comunidade acadêmica, por meio de palestras e minicursos, conhecimentos específicos das áreas estudadas nos cursos de Bacharelado em Agronomia e Técnico em Agropecuária; diversificar a organização do ensino-aprendizagem e as formas como são abordadas; e fomentar a curricularização da extensão e o contato entre a comunidade acadêmica e a comunidade em geral.