Campus Ariquemes inicia Curso de Drone em parceria com Projeto Cidades Inteligentes

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 15h16 | Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2022, 15h46 | Acessos: 103909

Campus Ariquemes Curso Drone Cidades Inteligentes 5

O primeiro Curso de Drone oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, com apoio do Projeto Cidades Inteligentes, foi iniciado nesta segunda-feira (1/8). O curso será concluído no próximo dia 5 de agosto, com 40 horas/aula.

O curso foi oferecido por meio do Edital 46/2022/ARI-CGAB/IFRO. As aulas ocorrem no Campus Ariquemes do IFRO. Participam do curso 40 alunos, dentre eles discentes matriculados nos cursos da unidade, egressos e professores do campus, integrantes dos Projetos Cidades Inteligentes e Geo Rondônia, estudantes do IFRO e da comunidade em geral.

O curso é ministrado pelo ex-aluno do IFRO, Emanoel Gomes Javoski de Oliveira, Gerente Geral do Drone Ariquemes e aluno da área de Engenharia Mecatrônica. Experiente com aeronaves não tripuláveis, Emanuel Oliveira foi instrutor de Drone para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos estados de Rondônia e do Acre, para a Polícia Militar de Ariquemes e de outras cidades do Vale do Jamari.

O objetivo do curso, de acordo com o instrutor, é capacitar os participantes, por meio de aulas teóricas e práticas, sobre noções básicas para adoção da tecnologia do VANT (drone) para uso profissional, bem como suas aplicações em outros segmentos.

Junia de Souza Lopes, Professora de Matemática do Campus Ariquemes aproveitou a oportunidade para aprender a pilotar “[...] os tão cobiçados drones. O instrutor ilustrou alguns perigos ao pilotar esse tipo de aeronave não tripulada, o que corrobora com a necessidade da realização do curso, visando um voo seguro, sem acidentes tanto com pessoas, como com o equipamento”, observou a docente.

A professora ressaltou ainda que pretende utilizar drones para registros de atividades de campo com os alunos. Devido à grande procura no primeiro curso, o Campus Ariquemes e a coordenação do projeto Cidades Inteligentes confirmou a pretensão de ofertar uma segunda turma para o curso de drone.

• Campus_Ariquemes_-_Curso_Drone_-_Cidades_Inteligentes
  • Campus_Ariquemes_-_Curso_Drone_-_Cidades_Inteligentes_2