Napne do Campus Ariquemes realiza capacitação durante Semana Pedagógica

Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2022, 14h08 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 14h08 | Acessos: 101332

Formação Napne AriquemesA Coordenação do Núcleo de Atendimento a pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou momento de formação durante a Semana Pedagógica.  As atividades do evento no campus iniciaram no dia 19 de julho de 2022, com a participação da Equipe Napne.

Foi realizada oficina com os docentes sobre “Adaptação Curricular”. Inicialmente o Napne oportunizou fazerem o relato de experiência que tiveram êxito com os estudantes com deficiência (PcD) durante o primeiro semestre do ano. São atendidos ao todo pelo Napne Campus Ariquemes 16 estudantes, 5 desses com atendimento especializado. Para o segundo semestre serão mais 2 estudantes a serem direcionados para receberem atendimento especializado.

A Pedagoga Silvana de Fátima afirma que “não há uma ‘receita’ pronta para se trabalhar com nossos/as estudantes com necessidades específicas. É preciso conhecer o/a estudante, seu estilo de aprendizagem e respeitar suas particularidades, sem nos prendermos à deficiência ou ao transtorno apontado no diagnóstico médico”. Para a Pedagoga Maria Antônia, também do Napne, “a adequação curricular privilegia as potencialidades do sujeito, acima de suas dificuldades, e lhe permite sustentar-se como aluno regular dentro do sistema educativo”.

Sobre a importância da adaptação curricular, a Psicóloga Bruna Angélica Borges destaca que “o processo de inclusão escolar implica mudanças na compreensão dos sujeitos e novas formas de levar em conta os processos de avaliação”. Já a Coordenadora do Napne Ariquemes, Maria Ângela, ressaltou que o processo de inclusão não é uma tarefa fácil, mas tem tudo para dar certo quando todos os envolvidos colaboram e compreendem o direito do outro, pois cada pessoa tem uma forma própria para ensinar e para aprender: “no mundo da inclusão é preciso acreditar que todos podem aprender, independente do diagnóstico”.