Curso de Produção de Mudas está com inscrições abertas em Ariquemes

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 13h26 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 13h26 | Acessos: 50919

Divulga CursoCurso de produção de mudas será realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, no dia 23 de junho de 2022. A ação faz parte do Projeto de Extensão “Produção de Mudas Florestais”, organizado pelos estudantes do 8° período do Curso de Engenharia Agronômica, sob orientação do Professor Fabrício Marinho Lisbôa. Podem participar além dos próprios alunos, membros da comunidade externa do IFRO (estudantes, agricultores e demais interessados).

A atividade é de curricularização da extensão da disciplina de Silvicultura e objetiva capacitar os interessados dentro das etapas de produção de mudas de espécies florestais, tais como coleta e sementes, quebra de dormência de sementes, substratos, e padrão de qualidade de mudas.

“Uma das principais lacunas relacionadas à preservação ambiental é o acesso pelos produtores de mudas em quantidade e qualidade adequadas para atender a necessidade de recomposição do passivo ambiental que há em muitas propriedades rurais. Esse passivo ambiental pode ser gerado pela necessidade de recomposição da Reserva Legal ou Área de Preservação Permanente de propriedades rurais, a fim de se atender a Legislação Ambiental. Dessa forma, essa atividade visa capacitar os participantes interessados nos principais processos para produção de mudas de espécies florestais”, explica o docente.

Ainda segundo o Professor Fabrício, o projeto também é uma forma de demonstrar as atividades realizadas no Curso de Agronomia do Campus Ariquemes. Iniciado em 2018, atendendo a uma necessidade de Ariquemes e dos municípios vizinhos, o curso fornece 40 vagas por ano. A implantação atendeu ao princípio da verticalização, que é uma das características da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, uma vez que já existiam no campus os Cursos de Técnicos em Agropecuária e em Aquicultura.

São 20 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o dia do evento. As pessoas interessadas podem entrar em contato com o Professor Fabrício Lisbôa pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (69) 99981-6889.