Campus Ariquemes lança Programa do Empoderamento da Mulher “Pra Elas”

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 07h52 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 17h02 | Acessos: 27865

Pra Elas Ariquemes 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) fez o lançamento do Projeto Empoderamento da Mulher do Campus Ariquemes: “Pra Elas”. A atividade foi realizada no dia 24 de maio 2022, das 9 às 17 horas, com a participação das servidoras do campus, na sala do Departamento de Extensão (Depex).

O Programa visa fomentar debates e ações para subsidiar as demandas femininas em suas diversas frentes. Atua instruindo, capacitando e qualificando mulheres nas diversas áreas do conhecimento, reunindo a expertise do eixo agrícola do campus. Conforme a Chefe do Depex/Ariquemes, Agna Maria de Souza, a ação visa ainda a inserção das mulheres no agro, tanto nas intervenções para o pleno avanço nos arranjos produtivos locais sociais e culturais, como no fortalecimento em termos de “sororidade”.

As capacitações a serem promovidas pelo IFRO Campus Ariquemes ocorrerão em todo o ano de 2022. Durante o lançamento do projeto, ainda foi recebida a visita da representante do Núcleo Tecnológico da Secretaria de Educação da Prefeitura de Ariquemes, Valdilene Soares.

“É uma contribuição de mulher para mulher”, afirma a Professora Agna Maria de Souza, que completa: “nosso tripé ‘Ensino, Pesquisa e Extensão’ somam forças e saberes para elevar o número de mulheres qualificadas e preparadas para levar soluções inteligentes e apoio humano, seja onde for necessário. Empoderar mulheres significa entre tudo, garantir a segurança e o bem-estar dos homens e mulheres no mercado de trabalho. Diz respeito a incentivar cada mulher a encontrar dentro de si o seu poder para tomadas de decisões”.

Ainda segundo a gestora, é necessário reconhecer e fortalecer o papel individual das mulheres na sociedade, sob forma de liderança para promoção da igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação, e pelo fim da violência, ao promover educação e formação que vão contribuir no engajamento entre mulheres para o aumento da autoestima feminina e para uma vida melhor entre as mulheres.

Além do “Pra Elas”, também estão abertas vagas nos Programas de Extensão do Campus Ariquemes “Animal em Foco” e “IFROmatizando 5.0”. Informações neste Link.

• Pra_Elas_-_Ariquemes_1
  • Pra_Elas_-_Ariquemes_2