Campus Ariquemes participa do 1º Encontro de Suinocultores

Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 19h45 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 19h45 | Acessos: 91433

FOTO 1º Encontro de Suinocultores 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, participou do 1º Encontro de Suinocultores do município. A organização do evento foi uma parceria da Prefeitura de Ariquemes com o IFRO, Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) e Sindicato Rural. A atividade reuniu mais de 300 pessoas. Além de suinocultores de Ariquemes, estavam presentes também representantes de municípios do Vale do Jamari.

O público era formado por produtores rurais e comunidade acadêmica. Entre os palestrantes estavam as Professoras Stéfanny Rochelly Klaus Sales Oliveira e Fabiana Alves Demeu. E na organização estavam envolvidos os servidores Uziel Bemvindo e os coordenadores Antônio Neri e Nereida Machado, com o apoio de Daise dos Santos, Técnica em Alimentos.

Conforme os docentes envolvidos, “o IFRO possui papel importantíssimo, pois na cadeia da suinocultura participa da produção de mão de obra tecnificada e da disseminação de conhecimento e tecnologia, já que a pesquisa aplicada proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade”.

Realizado na Associação dos Pecuaristas de Ariquemes, o evento ocorreu no dia 25 de março. “O evento teve como principal objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva de suínos, abordando temas como custo de produção, melhoramento genético, abatedouro para suínos e maneira adequada para comercialização. Faz-se importante momentos de integração entre produtores, alunos e governo para juntos alavancarmos a suinocultura na região do Vale do Jamari”, explica Stéfanny, que é Chefe Substituta do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp Campus Ariquemes).

Foram debatidos os temas: cadeia produtiva de suínos na região, custo de produção, melhoramento genético, abate seguro e maneira adequada de comercialização. De acordo com o produtor João Bronquiara, que participou ativamente da palestra de melhoramento genético, ele que gostaria de estender as orientações para aplicar em sua propriedade.

E o produtor Vanglerson Ramos demonstrou que o encontro contribuiu para disseminar conhecimento e agregar valor na criação dos suínos. “Muitas vezes entendemos de algumas coisas do ramo, mas há outras que não conseguimos dominar e esse encontro veio para acrescentar informações”, afirmou.

• FOTO_1º_Encontro_de_Suinocultores_1
  • FOTO_1º_Encontro_de_Suinocultores_2