Campus Ariquemes realizará palestra on-line sobre Direitos Humanos na próxima terça-feira (23/11)

Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 08h28 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 08h28 | Acessos: 234682

fachada campus AriquemesO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ariquemes - está promovendo, por meio do Projeto de Extensão: Direitos Humanos, conhecer para divulgar, palestras on-line. O projeto já está na quinta etapa, e na próxima terça-feira (23 de novembro), às 19h (horário de Rondônia) realiza a palestra “A experiência das Promotoras Legais e Populares no fortalecimento dos Direitos Humanos”.

A palestrante será Rita de Cássia Ferreira que é promotora legal e popular; ativista do movimento negro e feminista, estudiosa da Pedagogia Feminista Negra. O evento também contará com intervenção artística de Marcos Biesek, que é músico, compositor, professor formado em letras e produtor cultural. Para participar é necessário fazer inscrição através do link: https://www.even3.com.br/dh2021/

O encontro ocorrerá em sala virtual de modalidade Webinar, via Google Meet. O evento é gratuito e aberto para o público interno ou externo ao campus.  É recomendado a inscrição caso o participante queira retirar seu certificado ao final da palestra e para que receba o link diretamente no seu Gmail.

Sobre o projeto

Os eventos (palestras e apresentações culturais), que no total se somarão cinco, têm como objetivo propiciar uma formação básica em direitos humanos com a perspectiva de apropriação crítica e popular do direito. Cada evento tem se dedicado a tratar os conceitos relacionados ao tema dos direitos humanos a partir de sua dimensão histórica, política e cultural. Com uma temática bem atual pensando o Brasil e o mundo, o Projeto de Extensão: Direitos Humanos, conhecer para divulgar propõe discutir avanços e retrocessos no cumprimento dos direitos humanos.

Etapas anteriores

Na Etapa 1 o tema discutido foi “Direitos Humanos no Brasil Contemporâneo: entre o ódio político e o negacionismo histórico”.  O evento ocorreu no dia 22 de julho de 2021, através do Google Meet, com o palestrante Prof. Dr. Jonathan Marcel Scholz.  O foco desse evento foi a problemática do entendimento dos direitos humanos como defesa da dignidade humana. Também foi declamado por uma aluna de biologia o texto “Perguntas de um trabalhador que lê” de Bertold Brecht durante a apresentação cultural.

Na 2ª Etapa o tema discutido foi “A importância dos Conselhos de Direitos em tempos de negação dos direitos”. Esta palestra ocorreu no dia 31 de agosto de 2021, com a Psicóloga Ana Karla Feitosa. A palestrante dialogou sobre o que são os Conselhos de Diretos; quais suas funções e relevância. Houve a declamação do poema “PELOS” (de Ratos), de Oséas Rodrigo Rego Ferreira, pela poetisa Glorinha.

A 3ª Etapa trouxe o tema “Os desafios e conquistas dos Conselhos Municipais de Ariquemes/RO”. Esta mesa foi realizada no dia 28 de setembro de 2021. Três participantes dialogaram com o público esclarecendo dúvidas sobre a atuação do Conselho da Mulher, do Conselho da Criança e do Adolescente e também do Conselho da Pessoa com Deficiência no município de Ariquemes. A mesa redonda contou com: Elineide Ferreira, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CODIMA); Ivete Vieira, Presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDEA); e Marco Aurélio Fernandes, Membro do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMCDA). A apresentação artística foi realizada por Bruno Bratilieri com as canções de sua autoria: “Em mil pedaços” e “A vida, a morte e o tempo”.

Na 4ª Etapa o tema discutido foi “Direitos humanos e povos indígenas: avanços e retrocessos”. Este evento ocorreu dia 25 de outubro de 2021 e os palestrantes foram: Leonardo Oyxaka Suruí, professor da escola Anomãe Tupari, residente da Aldeia Colorado, e Natacha Macurap Canoé, estudante residente da Aldeia Ricardo Franco do Município de Guajará-Mirim. O evento também contou com a apresentação artística de Gilberto Lataria Tupari, que contou a história do gavião real.