Campus Ariquemes promove hoje quarto debate de webinar sobre direitos humanos

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 14h39 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 14h48 | Acessos: 210397

Campus Ariquemes Webinar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, por meio do Projeto de Extensão “Direitos Humanos, conhecer para divulgar”, está promovendo eventos on-line totalmente gratuitos. No total, são cinco eventos que têm como objetivo propiciar uma formação básica em direitos humanos com a perspectiva de apropriação crítica e popular do Direito.

Nesta segunda-feira, dia 25 de outubro, às 19 horas, ocorre a Etapa 4. O tema a ser debatido é “Direitos humanos e povos indígenas: avanços e retrocessos”. Realizado pelo Google Meet, para participar é necessário realizar inscrição prévia em https://www.even3.com.br/dh2021/.

Os convidados de hoje são os Professores da Escola Anomãe Tupari, Leonardo Oyxaka Suruí e Gilberto Katari Tupari; e a Estudante Natacha Macurap Canoé, que reside na Aldeia Ricardo Franco, no município de Guajará-Mirím.

Cada evento tem se dedicado a tratar os conceitos relacionados ao tema dos direitos humanos a partir de sua dimensão histórica, política e cultural. Com uma temática atual, pensando o Brasil e o mundo, o projeto propõe discutir avanços e retrocessos no cumprimento dos direitos humanos.

Em novembro, com encontro previsto para o dia 23, às 19 horas, o evento segue com a Etapa 5: “Promotoras Legais Populares e os Direitos Humanos no Brasil”. Essa última etapa terá a participação da palestrante Rita de Cássia Ferreira, que é Promotora Legal e Popular, ativista do movimento negro, feminista e estudiosa da Pedagogia Feminista Negra.

Os três primeiros eventos ocorreram com participação dos membros do projeto, que somam 19 pessoas entre professores, discentes do ensino médio técnico e da graduação, e a presença de estudantes, professores e convidados da comunidade, de Rondônia e de outros estados.

Na Etapa 1 se discutiu “Direitos Humanos no Brasil Contemporâneo: entre o ódio político e o negacionismo histórico”, no dia 22 de julho, com palestra do Prof. Dr. Jonathan Marcel Scholz. O foco do encontro foi na problemática do entendimento dos direitos humanos como defesa da dignidade humana. O palestrante dedicou-se a problematizar visões simplistas, tais como no Brasil, em que tais direitos são considerados pelo senso comum como direito de “bandido” e sem utilidade.

“A importância dos Conselhos de Direitos em tempos de negação dos direitos” foi o tema da Etapa 2. A palestra foi realizada no dia 31 de agosto, com a Psicóloga Ana Karla Feitosa, que dialogou sobre o que são Conselhos de Direito; quais suas funções e relevância. Ela ainda forneceu um esboço de como são dispostos os Conselhos de Direito em Ariquemes (RO).

E na Etapa 3, em 28 de setembro, o tema do encontro era “Os desafios e conquistas dos Conselhos Municipais de Ariquemes/RO”. A mesa-redonda contou com a participação de três palestrantes, que esclareceram dúvidas sobre a atuação do Conselho da Mulher, do Conselho da Criança e do Adolescente e também do Conselho da Pessoa com Deficiência no município de Ariquemes.

Eram debatedores: Elineide Ferreira, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Codima); Ivete Vieira, Presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdea); e Marco Aurélio Fernandes, Membro do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMCDA).

O Estudante Jhonatan Welington e a Professora Alessandra Nascimento, que integram o projeto, explicam que os participantes têm avaliado positivamente o evento, que possui certificação de duas horas para cada encontro e contribui ao tirar dúvidas dos participantes.

O link para inscrição no evento é: https://www.even3.com.br/dh2021/.