Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 14h07 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 14h07 | Acessos: 197125

Campus Ariquemes oferta de formação continuada4O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes realiza curso de formação continuada em Tecnologia para Docência no Ensino Remoto em parceria com a prefeitura de Ariquemes. O curso está no segundo módulo, tendo a participação de professores da rede municipal de Ariquemes e de Monte Negro.

Segundo o Departamento de Extensão do Campus Ariquemes, a ação está sendo desenvolvida conforme solicitação de parceria feita pela Secretaria de Educação do Município de Ariquemes, ao qual o IFRO aderiu para atendimento especializado em recursos tecnológicos da internet, como uma iniciativa na educação de enfrentamento às consequências da covid-19.

O objetivo principal do curso é, então, ofertar formação continuada em tecnologias para servidores públicos do município de Ariquemes para atuarem com os recursos tecnológicos voltados para o uso de ferramentas do Google. Fazem parte também dos objetivos a qualificação de professores para avaliação da aprendizagem através do ensino remoto, além de habilitar os docentes na utilização de recursos digitais do Google para otimizarem suas aulas, e ainda proporcionar práticas pedagógico-digitais acessíveis com o uso de metodologias ativas.

Em seu primeiro módulo, o projeto certificou 303 professores do município de Ariquemes e 73 professores do município de Monte Negro, informa a Coordenadora do curso, Eudóxia Moura, e a Coordenadora de FIC, Andrirlei Sousa. Voltado aos profissionais de educação, o projeto foi ampliado para todo o Brasil, e mais 130 professores de diferentes estados estão certificados no primeiro módulo.

O curso é ofertado completamente de forma remota pelo IFRO e, no caso da Prefeitura de Ariquemes, a equipe municipal fornece suporte aos alunos através da equipe de apoio, com monitores e supervisores atuando presencialmente nas escolas.

“Durante o período do curso, observou-se que foi criado entre os professores uma rede colaborativa, onde todos compartilham suas dificuldades. Vale ressaltar o excelente trabalho executado pela equipe de monitoria disponibilizada pela Prefeitura de Ariquemes, que não mediu esforços para manter todos os alunos motivados durante a execução do curso”, avaliam as coordenadoras.

• Campus_Ariquemes_oferta_de_formação_continuada1
  • Campus_Ariquemes_oferta_de_formação_continuada2