Equipe de Ariquemes busca vaga em fase internacional da Olimpíada Geo-Brasil 2021

Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 12h01 | Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 12h01 | Acessos: 72460

Equipe de Ariquemes participando de olimpíadaA equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, passou para a quarta fase da Olimpíada Geo-Brasil (OGB 2021) – Olimpíada Brasileira de Geografia e de Ciências da Terra. Agora os estudantes buscam seguir para a fase internacional da competição.

Fazem parte da equipe alunos do segundo ano dos Cursos Técnicos em Informática e em Alimentos: Anelize Pinheiro da Costa, Ana Carolina Omitti Nascimento e Alan Cezar da Silva Martins. Eles participam sob coordenação da Professora Erica Souza Angelim Schoaba, e com orientação do Professor Colaborador Vagner Schoaba.

Além do IFRO – Ariquemes, passou para a Fase 4 a equipe Aluviões do Madeira do Colégio Classe A de Porto Velho. Ambas as equipes agora representam Rondônia no torneio. Durante a Olimpíada, os participantes devem demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado (geografia física e humana), conforme aprendizagem contida na formação dos estudantes.

Para cumprir a Fase 4 cada equipe deverá apresentar um projeto inédito, cujo objetivo é propor a resolução de um problema socioeconômico ou socioambiental, relacionando Natureza e Sociedade, por meio de projeto e criação de vídeo de até 60 segundos a ser disponibilizado nas plataformas TikTok e Instagram. O formato de divulgação visa contribuir na popularização dos conhecimentos científicos, difundindo-os por meio de um aplicativo que dialoga com as culturas juvenis.

Olimpíadas

A Olimpíada Geo-Brasil constui-se de uma fase nacional e uma fase internacional. A fase nacional é composta pela Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e da Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT), que estão ocorrendo de forma conjunta.

A fase internacional da OGB consta da participação na International Geoghraphy Olympiad (iGeo) para os alunos com o melhor desempenho na OBG e na International Earth Science Olympiad (IESO) para os alunos com o melhor desempenho na OBCT. A Comissão Organizadora da OGB deste ano é formada por uma equipe voluntária de professores das instituições de ensino UNIFAL-MG, Unicamp e UFTM.