Campus Ariquemes promove oficina Cantando na Pandemia

Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 08h53 | Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 08h53 | Acessos: 103726

Oficina2O Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Ariquemes convidou discentes, egressos e comunidade em geral para participarem da oficina Cantando na Pandemia. A oficina ocorreu no dia 30/07, às 19h. O objetivo da oficina foi propor atividades para o estudo da música no formato remoto, em especial a prática do canto utilizando ferramentas digitais on-line.

A oficina foi ministrada pelo professor de música do Campus Ariquemes,  Manoel Sampaio Schiavi.  Os temas e práticas da oficina foram: a) Conhecendo a própria voz (técnica vocal, extensão vocal, afinação e timbre); b) treinando uma canção (seleção de repertório, análise e produção de material de estudo); c) Interpretação (Sonoridade, gesto, mensagem e dinâmica).

A bolsista do projeto, aluna do 3º ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio, Bheatriz dos Santos Oliveira, considera que a oficina foi muito interessante e prática, visto que os participantes ficaram muito interessados nas ferramentas digitais utilizadas. “A oficina poderá ajudar muito a aprimorar as habilidades e conhecimentos dos participantes para produção de trabalhos colaborativos para eventos on-line”, destacou.

Na opinião do egresso Douglas Lopes Maltezo Saiter, que atualmente é estudante do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Criciúma, "creio que a oficina agregou muito para que os participantes pudessem conhecer novas ferramentas on-line que podem ajudar não só a melhorar o desempenho na prática do canto, mas também trabalhar com gravações de voz e vídeo. Tais ferramentas geram uma grande praticidade a quem usa. Ter o compartilhamento desses recursos e ideias na oficina tornou o momento muito bom".

Para o professor de música do Instituto Federal do Amapá/Campus Santana, Romeu do Carmo Amorim da Silva Junior, "desde muito tempo tenho tentado trabalhar com ferramentas digitais para realizar gravações para mim como artista e também para produções com meus alunos. Mas, havia desanimado por achar muito difícil. Fazer a oficina me motivou a buscar novamente a aprendizagem dessas ferramentas. Percebi que são bem acessíveis. É muito importante termos esse conhecimento, pois atualmente com as facilidades tecnológicas podemos fazer produções artísticas de qualidade com nossos alunos".

A oficina é uma das ações do projeto de extensão “Implantação do Núcleo de Extensão em Arte e Cultura – Campus Ariquemes”, coordenado pelo professor Manoel Sampaio Schiavi, e que foi aprovado no Edital nº 15/2020/REIT - Proex/IFRO - Núcleos Temáticos de Extensão - Edital de Extensão. A oficina foi um aprimoramento de outra oficina realizada com a mesma temática no dia 31/05 para os participantes do projeto CurtArte do IFRO Campus Guajará-Mirim à convite da professora Marcela Lima, coordenadora do NEPC - Núcleo de Arte e Cultura do Campus Guajará-Mirim.

• Oficina1
  • Oficina2