Alunos do Campus Ariquemes expõem mapas cartográficos urbanos

Publicado: Quinta, 16 de Junho de 2016, 12h35 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h22 | Acessos: 3048

Exposição mapas Campus Ariquemes 4Alunos dos cursos técnicos integrados em Alimentos, Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, promoveram na semana passada uma exposição de mapas cartográficos urbanos. O conteúdo exposto foi confeccionado manualmente pelos próprios estudantes. O objetivo da atividade foi disseminar o conhecimento geoespacial a respeito dos municípios de Rondônia para a comunidade acadêmica.

Cada turma de 1º ano dos cursos técnicos do campus participou elaborando e construindo mapas das regiões do Vale do Jamari, Zona da Mata, Cone Sul e Região Central, e de alguns dos principais setores de Ariquemes. “​O trabalho superou as expectativas no que diz respeito à participação dos alunos, o grau de excelência na confecção dos mapas, na satisfação dos professores e dos demais estudantes do instituto”, destacou o organizador da atividade, professor Luciano Ferreira de França.

Durante dois bimestres os alunos tiveram que, além de confeccionar os mapas, levantar dados políticos, estatísticos, demográficos, curiosidades e peculiaridades de cada região para apresentar na exposição. “Achei interessante porque você se comunica muito com seu grupo na hora de fazer o trabalho e sempre um complementa as ideias do outro. Eu só conhecia Ariquemes, e agora estou conhecendo Mirante da Serra”, disse o aluno Marco Antônio Souza de Oliveira, do 1º ano do curso técnico em Alimentos.

Já o estudante Enos Araújo Oliveira, do 1º ano de Agropecuária, pôde conhecer um pouco mais sobre o município de Rio Crespo e seus pontos turísticos. “Esse trabalho me ajudou também a fazer escala e a montar mapas”, reforçou o aluno.

O próximo passo, segundo o professor Luciano, é escolher alguns dos trabalhos expostos, que receberão ajustes e serão indicados à Feira Tecnológica, prevista para acontecer em outubro, no Campus Ariquemes.

• Exposição_mapas_-_Campus_Ariquemes__1
  • Exposição_mapas_-_Campus_Ariquemes__2