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Campus Ariquemes tem projeto aprovado no Instituto Federal do Espírito Santo

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 19h37 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 19h40 | Acessos: 216664

Proposta enviada por servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, foi selecionada entre os projetos voltados à iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0. O edital do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) foi aberto às autarquias da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).

O projeto selecionado visa assegurar a lucratividade do pequeno e médio pecuarista que tenha filhos estudando na Escola Polo da Rede Municipal, recomendando a utilização de soluções tecnológicas de pesagem frequente de bovinos. A proposta ainda pretende disseminar práticas de manejo de pasto que garantam a produtividade por animal. Visa também despertar o interesse tecnológico em alunos da rede pública municipal da zona rural de Ariquemes, por participação ativa destes associando a aprendizagem técnica e tecnológica, por acompanhamento e planejamento produtivo agropecuário.

Na chamada pública a seleção visava projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0, associados ao ensino, pesquisa e extensão. Segundo informações do IFES, o Edital nº 03/2020 abrangia inclusive o segmento primário, a Agricultura 4.0, que pode ser definida de agricultura digital. Com prazo de dois anos, a previsão era de que os beneficiários fossem estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental das redes públicas municipais e estaduais de educação básica separadamente ou em conjunto. Por isso, os projetos previam critérios de capacitação teórico-prática observando o seu perfil de formação e realidades socioeconômicas e culturais de forma que sejam facilitadas a aprendizagem e o desenvolvimento de projetos com tecnologias, utilizando as metodologias ativas.

Especificamente no IFRO Campus Ariquemes, os projetos propostos foram voltados à Agricultura 4.0. Participaram do Processo servidores técnicos do Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (DIEPE/Ariquemes): Lucas Pedro Cipriani, Luciane da Cunha Codognoto e Mayko da Silva Fernandes. Ainda no segmento agropecuário, dentre os docentes, a Professora Thassiane Teles Conde também submeteu sua proposta.

O processo de seleção constitui da análise documental e da etapa final, da avaliação dos projetos. Na fase final, em concorrência nacional, o projeto apresentado pela Agrônoma Luciane Codognoto foi aprovado com a primeira colocação e será contemplado com recursos financeiros e bolsas, respectivamente, de até R$ 53.666,67 e R$ 70 mil. Os projetos propostos pelos servidores Mayko Fernandes e Thassiane Conde também chegaram à etapa final, no entanto, não se classificaram dentro do quantitativo de projetos contemplados (60 projetos).  

A Engenheira Agrônoma Luciane da Cunha Codognoto, lotada no DIEPE/ARI, concluiu o doutorado em julho deste ano, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp Campus Ilha Solteira/SP). O objeto da tese foi avaliar o efeito de doses subletais de glifosato na produtividade e qualidade de forragem de capim marandu. Os artigos que compuseram a tese foram submetidos a periódicos B2 e B1 e aprovados para publicação.

“Como servidora pública, agradeço às diferentes oportunidades para capacitação técnica aos servidores do IFRO. E esse é um momento importante de retribuir à comunidade, com possibilidade de agregar valor ao meio rural e  pela oportunidade de contribuir com o desenvolvimento tecnológico do seguimento agropecuário regional”, realça.

Formação para os jovens

O projeto aprovado visa atender aos discentes de uma escola polo, próxima ao Campus Ariquemes, quem tem como público alunos nas séries inicial e final do Ensino Fundamental, filhos de produtores rurais. A pecuária exerce papel importante no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, especialmente por deter o maior rebanho comercial mundial, com aproximadamente 245 milhões de cabeças de bovinos. E o sistema de produção adotado em pastagens cultivadas caracteriza a principal e mais econômica fonte de nutrientes à pecuária de ruminantes do município de Ariquemes.

O baixo custo de produção se dá pela forma de oferecer alimentos: a colheita é realizada pelo animal e o fornecimento de suplementação dá-se exclusivamente por sal comum e mineral. Desse modo, a sustentabilidade econômica das propriedades rurais dos pequenos e médios produtores não comporta a manutenção dos filhos destes, ocorrendo a fuga por trabalho na zona urbana.

A proposta do Campus Ariquemes visou atender estudantes da escola rural, apresentando a possibilidade de continuar atuando na agropecuária, do modo tecnificado. Para isso, será montada uma unidade demonstrativa com adoção de técnicas produtivas. Aos alunos será possível acompanhar e participar do desenvolvimento econômico, social e ambiental das práticas realizadas, entendendo que é possível produzir carne e leite sem ampliar a área de pastagem plantada, com possibilidade de utilização de inovações na área de tecnologia da informação e comunicação (TICs). E ao aluno/família interessado, será possível aderir ao programa de transferência de tecnologia, estendendo a unidade demonstrativa a sua propriedade, com a assistência pelos membros/participantes do projeto em questão.

Sendo a principal dificuldade dos pecuaristas estimar o peso do rebanho, o que determina o valor financeiro, adquirir uma balança para pesagem do rebanho não é acessível a todo produtor. Assim, o pecuarista não tem certeza do melhor momento para vender o gado, pois não consegue determinar o peso atual dos animais ou tomar a melhor decisão de acordo com o mercado.

A solução tecnológica proposta usa câmera digital portátil, pesando os animais onde estiverem, com rapidez, sem necessidade de deslocamento destes até o curral, sem estresse animal ou algum tipo de risco de acidente, inclusive ao produtor/pecuarista. A partir daí, um algoritmo de inteligência artificial analisa uma base de dados com características e pesagens de milhares de animais para comparar com o modelo e fornecer um peso preciso em poucos segundos. Deste modo, seria possível monitorar o peso do animal com frequência.

Resultado

O processo teve o resultado publicado em 31/10/2020 e os trâmites para a liberação de recurso e início da execução do projeto estão sendo realizados pela Propesp/IFRO, enquanto as providências de organização da atividade começam a ser tomadas no Campus Ariquemes. A execução do projeto será de novembro de 2020 a novembro de 2022, com início das atividades de campo pretendidas para o mês de dezembro de 2020.

O projeto será executado com alunos da escola rural Henrique Dias, mas algumas ações se desdobrarão para um público mais amplo, como palestras ou material didático que poderá ser disponibilizado à comunidade interessada.

“Sendo uma proposta de transferência de tecnologia, a escola atendida seria o início para a expansão e desenvolvimento de atividades de extensão, consultoria no segmento agropecuário àqueles que se dispuserem a buscar propostas de adequação a sua situação. Não ocorre propositura de pacote tecnológico, pois cada situação tem peculiaridades que devem ser analisadas/estudadas. Deste modo, os resultados nunca serão imediatos, mas de médio e longo prazo, sendo essencial o empenho e entendimento das técnicas apresentadas”, conclui Luciane Codognoto.

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  • Vista_geral_do_pasto_degradado_que_será_renovado_para_unidade_demonstrativa

 

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