Campus Ariquemes promoverá Webinar de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia na próxima semana

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 17h35 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 17h59 | Acessos: 211550

Campus Ariquemes WECIT

O Campus Ariquemes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizará entre os dias 20 e 23 de outubro o Webinar de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (WECIT). Estudantes do IFRO e de outras instituições, além da comunidade em geral, poderão participar gratuitamente das atividades on-line, que contarão com certificação.

Os interessados devem se inscrever através do seguinte link: http://wecit.com.br/. O evento visa propiciar a prática profissional de maneira remota através das seguintes temáticas: Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia. Para isso, serão realizadas oito palestras durante os quatro dias de evento on-line. As atividades começam na terça-feira, às 19 horas, com a palestra “Automação Eficiente e de Baixo Custo utilizando ScadaBR” ministrada por Fábio Durão, seguida do encontro para discutir “Redes Corporais sem Fio (Wireless Body Area Network – WBAN)”, às 20h30, com Willians de Paula Ferreira. No segundo dia de evento (21), Roberto Rabello vai falar sobre “Cidades Inteligentes: Conceitos, aplicações, desafios e oportunidades para a T.I.”, às 19 horas. Já Edgar Kaiser vai discorrer sobre os “Desafios de uma startup do Norte”, às 20h30.

Na quinta-feira (22), os trabalhos serão iniciados com a temática “Como começar a sua jornada de inovação, do Brasil ao Mundo”, com Tiago R. Sampaio, às 19 horas. O segundo tema da terceira noite de evento vai tratar das “Aplicações em Data Science para Cidades Inteligentes” a ser discutido a partir das 20h30 por Ricardo A. Afonso. Finalizando o evento, na sexta-feira (22) serão apresentados os seguintes temas: Segurança da Informação (às 19 h, por Ricardo Tavares) e Análise dos impactos LGPD (às 20h30, por Jean Concilio e Carlos Schaeffer)

Segundo a coordenação das atividades, em razão do rápido surgimento e alastramento da pandemia, bem como das medidas restritivas que impossibilitam a realização de eventos presenciais, o cenário da educação foi duramente afetado através de portarias, de diversas esferas, que orientam a substituição das atividades presenciais do tripé ensino, pesquisa e extensão, por atividades remotas. “O essencial para o sucesso dessas atividades é aceitar o desafio e se reinventar, sendo um dos principais desafios a impossibilidade ou a maior dificuldade de trazer as questões práticas, vivência profissional para a vida dos estudantes do IFRO e da comunidade externa. Para sanar essas dificuldades, a sala de aula precisa ser reestruturada de maneira on-line, sendo o intuito desse evento propiciar a prática profissional de maneira remota através das temáticas propostas para este evento”, explica.

O Webinar foi selecionado Edital nº 34/2020 de Seleção de Projetos Virtuais de Extensão de Fluxo Contínuo do Campus Ariquemes.