Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Evento “Negócios Rurais: do conceito à prática” do Campus Ariquemes inicia nesta quarta

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 13h07 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 17h17 | Acessos: 86072

Webnar QuéziaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realiza a partir desta quarta-feira (17) o Webinar “Negócios Rurais: do conceito à prática”, destinado a acadêmicos, produtores rurais e a todos os interessados no tema agronegócio. O evento reunirá profissionais do ramo agropecuário, administrativo e comunidade externa e dialogará sobre temas relevantes, demonstrando como teoria e prática se complementam no mercado.

Idealizada pela Professora Quezia Rosa, a atividade tem a finalidade de dinamizar as aulas e proporcionar interação com o mercado (prática da disciplina de Gestão no Agronegógio), mesmo no formato de atividades remotas imposto pela pandemia. A proposta foi lançada aos estudantes que compõem a linha de pesquisa Empreendedorismo e Negócios Rurais (ENRU) do Grupo de Pesquisa em Produção Vegetal (GPPV) do Campus Ariquemes. Os alunos aceitaram o desafio e juntos “o que era pra ser uma simples atividade da disciplina (colocar os profissionais do mercado para dialogar com os alunos), transformou-se num evento aberto à comunidade e adaptado aos tempos de pandemia”, conta a docente.

Ela ainda explica que a busca é por demonstrar os conceitos apresentados em sala de aula através de sua aplicação na prática, sendo possível observar como funciona o mundo real dos negócios rurais. “Além de apresentar aos acadêmicos nomes de grande relevância para o mercado de trabalho, os quais são referência para região tanto na área de associações e cooperativas, como também na área de logística e de tecnologia e inovação no agronegócio”, diz.

Quezia avalia que “através de trabalho duro e perseverança, sempre é possível inovar, haja vista que no cenário em que estamos vivendo, toda novidade é bem-vinda. Então podemos mostrar o quão eficaz é a utilização de ferramentas digitais para o aprimoramento de conhecimentos dos acadêmicos, que mesmo no conforto de suas casas, conseguem presenciar um ótimo evento, o qual pode agregar muito valor ao seu conhecimento sobre o assunto, bem como atualizar sobre os receptivos temas que serão abordados para uma visão mais regional”.

Conforme Felipe Silva, os acadêmicos estão bem ansiosos para o evento: “como estão impedidos de participar de aulas práticas no momento devido à pandemia, qualquer atividade em que se possa ter uma didática mais diferenciada, é bem-vista. Além de que se pode ter um melhor rendimento. Sendo que os palestrantes são todos inseridos no mercado de trabalho, ou seja, podem passar ensinamentos que não encontramos em livros acadêmicos, pois nada melhor do que a vivência na prática”.

Samara Fonseca complementa dizendo sobre a necessidade de superar as dificuldades do momento e fazer a diferença. “Ao participar da organização do evento percebi que um webinar é capaz de unir realidades distintas através de telas e é gratificante fazer parte de uma equipe que proporciona à comunidade um ponto de fuga em meio a tantas dificuldades. Estou feliz por, mesmo estando em Colorado agora, ainda ser parte dessa equipe e ter participado desse projeto. Sinto-me desafiada e realizada”, conta a acadêmica.

“No nosso grupo de trabalho, tenho os alunos Ana Emely, Felipe Silva, Bruno Andrade e Samara Fonseca. A Samara foi minha aluna aqui do médio e esteve comigo em uma atividade do PIPEEX em Portugal. Esse ano, ela é aluna de Agronomia em Colorado do Oeste. Como ainda faz parte do meu grupo de pesquisas (até pelas atividades de plano de regresso), ela ajudou a organizar o evento. Samara apresentou a proposta ao Coordenador de Curso de Agronomia de Colorado do Oeste e ele divulgou, por isso, temos alunos de lá inscritos. Já temos mais de 100 inscritos”, afirma a Professora Quezia.

Serão três encontros, transmitidos através do Google Meet, que pode ser acessado via computador ou smartphone. Mais informações no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..   Para se inscrever no evento e nas atividades, acesse www.even3.com.br/webinarenru2020.

O Webinar conta com recurso do Edital n° 12/2020 - Seleção de Projetos de Programa Institucional de apoio à Extensão. “O evento foi protocolado no Departamento de Extensão, a fim de obter certificação para os alunos e demais participantes, durante os encontros que serão realizados e que totalizarão quatro horas. Com o recurso do edital de fluxo contínuo, será possível adquirir material de suporte a ser entregue aos participantes. Isso será importante para dinamizar um pouco mais o evento”, afirma a Quezia.

Encontros

São chamados a participar dos encontros os acadêmicos do Curso de Agronomia do IFRO Campus Ariquemes que estão cursando a disciplina de Gestão no Agronegócio, porém podem participar todas as turmas de Agronomia do campus, assim como outras instituições, sendo aberto ainda a todos os interessados pelos assuntos que serão tratados nos três dias de evento.

A programação inicia no dia 17/06, quarta-feira, às 19h30, com o seguinte tema e presenças: “Associações e cooperativas: contribuições para o sistema produtivo”, com a participação de Francisco Hidalgo Farina (Administrador, Presidente da ACRIPAR e ACIA); Eduardo Pessoa (Gestor de Cooperativas e Gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sicoob/Credip); e Carlos André Muller (Administrador, Doutor em Economia e Professor na UNIR).

No dia 25/06, às 19h30, será a vez do tema “Logística dos produtos agroindustriais: a visão do distribuidor”. Participam Fernanda Ferraz (Médica Veterinária, Especialista em Planejamento Estratégico e Diretora Casa da Lavoura); e  a Professora do IFRO, Campus Ariquemes, Quezia Rosa (Administradora, Mestre em Administração - UNIR, MBA em Gestão do Agronegócio - USP/ESALQ).

E no dia 02/07, às 19h30, ocorre o encontro “Tecnologia e Inovação: diferencial de produtividade”. Haverá a participação de Aldair Natan (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em desenvolvimento Web e Mobile, ATTO sementes);  Cleiton Bruschi (Administrador, Gerente de TI, ATTO Sementes); e do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFRO, Gilmar Alves (Biólogo).

“O evento está preparado para receber os participantes que se interessarem pelo assunto, sendo que trataremos sobre: Associações e Cooperativas no dia 17 de junho; Logística de produtos agroindustriais no dia 25 de junho; e Tecnologia e Inovação no Agronegócio no dia 02 de julho. Estou muito ansiosa e animada, pois acredito que esta ação, que tem uma participação forte dos meus alunos, pode ser uma importante contribuição para a comunidade acadêmica. E neste tempo de pandemia, encontrar algo que nos motive ajude a motivar os outros, é muito revigorante”, conclui Quezia.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.