Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Porto Velho Zona Norte disponibiliza 3 novos livros ao público

Publicado: Quinta, 07 de Mai de 2020, 10h15 | Última atualização em Quinta, 07 de Mai de 2020, 10h15 | Acessos: 92120

Novos LivrosO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, através do Departamento de Produção de Educação a Distância publicou recentemente três novos livros. As obras com os títulos "Redação de Documentos e Comunicação Empresarial”, "Gestão Ambiental no Cooperativismoe "Operações de Cooperativasestão disponíveis na internet, no Repositório de Cadernos IFRO e no site Calaméo.

O livro "Redação de Documentos e Comunicação Empresarial” é destinado aos estudantes dos Cursos Técnicos Concomitantes. Tem por objetivo levar o aluno a conhecer, compreender e produzir gêneros textuais administrativos, empresariais e documentos oficiais do serviço público. Neste fascículo são abordados: leitura; comunicação formal e informal, interna e externa; comunicação empresarial; normas da redação oficial de documentos – mensagem eletrônica (e-mail), pareceres, laudo, convocação, ata, memorando, requerimento, declaração, procuração, ofício e relatório administrativo – e produção textual.

A autora, Ana Cláudia Dias Ribeiro, é graduada em Letras/Português,  mestra em Letras e doutoranda em Ensino de Língua e Literatura. Professora efetiva no ensino presencial e a distância do IFRO. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA) e do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPED), ambos do IFRO. Sobre a obra a autora comenta que “[...] as técnicas de redação de documentos e comunicação empresarial serão de grande proveito, uma vez que, tanto no decorrer do curso quanto em seu exercício profissional, os alunos poderão colocar em prática esses conteúdos”.

Já o livro “Gestão Ambiental no Cooperativismo traz uma evolução histórica da relação do homem e o meio ambiente, com informações aos leitores sobre a legislação ambiental e os principais problemas ambientais da atualidade e suas consequências, apresenta estratégias para contornar ou minimizar esses problemas. Traz conceitos atualizados com o que existe de mais moderno na gestão ambiental, como Certificação ambiental, Externalidades e ecoeficiência.

O autor do livro, Professor Willis José Rodrigues, atua como professor de Administração no IFRO Campus Porto Velho Zona Norte. É bacharel em Administração, pós graduado em Docência do Ensino Superior EaD e certificado no Curso de aperfeiçoamento em Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense. "Busquei trazer uma visão que sensibilizasse os leitores acerca do tema. Tive a preocupação de produzir um material que mostrasse os problemas que a exploração incorreta do meio ambiente podem acarretar, mas também que pudesse apresentar propostas de possíveis soluções com temas como desenvolvimento sustentável, indicadores de sustentabilidade e gestão ambiental estratégica”,  relata  o professor Willis.

A obraOperações de cooperativas apresenta um compêndio de informações sobre as atividades das empresas cooperativas. Seu conteúdo foi moldado de forma a atender as necessidades da matriz curricular do curso Técnico em Cooperativismo do IFRO, que é lecionado na modalidade EaD. Os autores, são ambos professores de Economia do IFRO, sendo Carlo Raimundo bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Educação e, Denise Ton Tiussi, graduada em Economia, especialista em Didática do Ensino Superior e mestra em Administração.

 

Sobre o Repositório de Cadernos do Campus Porto Velho Zona Norte

O repositório disponibiliza todos os livros publicados pelo campus e até mesmo de outras instituições da Rede Federal para serem acessados gratuitamente para estudo, consulta e download. O Repositório foi criado no final de 2015, pelo Departamento de Produção de Educação a Distância (DEPEaD), pela necessidade de ter um local on-line para armazenar os livros,  dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A proposta, inicialmente, era atender os estudantes dos cursos de educação a distância do IFRO, mas posteriormente se estendeu ao público em geral. Cada nova publicação é inserida, e todos podem acessar facilmente. Num segundo momento, foi criado também um espaço alternativo no site Calaméo, que traz os mesmos livros, com uma melhor forma de visualização e leitura interativa, porém sem a opção para download.

A Diretora-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariádne Felix Quintela, ressalta que o repositório é uma ferramenta que possibilita o acesso a materiais didáticos de qualidade e com conteúdo para auxiliar na formação profissional, na pesquisa, na produção de texto e em diversas áreas. “Além de permitir que qualquer pessoa obtenha os livros de modo público e gratuito. Essa é uma grande contribuição do IFRO para a sociedade, em especial, para a comunidade estudantil e de jovens e adultos que necessitam cada vez mais de ambientes e ferramentas para o ensino-aprendizagem e a construção de conhecimento”, destaca.

Conheça o acervo nos seguintes links:

 

Repositório de Cadernos IFRO Campus Porto Velho Zona Norte:

https://drive.google.com/open?id=0BzQvDJLT206rfnVqUktuWG5QOHE1LVVkUHJ5NnpHM2llOEpMYlRXQkpobXNTREUtYmsyZHM

Site Calaméo:

https://pt.calameo.com/accounts/5078089

Fim do conteúdo da página
-->