Aula de inglês instrumental adota uma atividade diferente com o Técnico de Computação Gráfica

Publicado: Quarta, 18 de Março de 2020, 11h29 | Última atualização em Quarta, 18 de Março de 2020, 16h16 | Acessos: 125630

Atividade Fantasiada Inglês InstrumentalO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, desenvolveu uma aula de inglês diferente. No início de março foi realizada uma atividade diferente nas aulas da disciplina “Inglês Instrumental” do Curso de Computação Gráfica Concomitante do turno da tarde. A atividade extra, de nome “O Marketing Gráfico e o Mercado Cinematográfico”, foi realizada no dia 06/03 e trabalhou de forma integrada, conceitos da Computação Gráfica e da Língua Inglesa.

A professora de Língua Inglesa, Elisângela Schuindt, propôs à turma uma pesquisa com filmes de língua inglesa e a criação de logomarcas e slogans dos filmes. O objetivo foi mostrar aos alunos que o estudo da língua inglesa está diretamente ligado ao estudo da cultura dos países que falam essa língua. Fazê-los compreender a importância da cultura e da diversidade cultural expostas através dos filmes de língua inglesa, trabalhando aspectos da Comunicação Visual e da Computação Gráfica, com a criação de slogans e logomarcas criativas e marcantes de filmes escolhidos por eles, para apresentar ao restante da turma utilizando ferramentas online.

Organizados em grupos, os alunos escolheram os filmes a serem trabalhados, se vestiram de acordo com os personagens e se apresentaram para a turma falando a respeito da obra. Eles criaram logomarcas relacionadas aos filmes, utilizando material didático que foi disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para aprenderem como criar a sua logo. Escolheram uma frase marcante do filme para ser pronunciada em inglês para a turma, em forma de slogan.

A receptividade dos alunos em relação à atividade foi grande. De acordo com a Professora Elisangela Schuindt, isto ocorreu pelo fato da atividade ter sido construída a partir de ideias deles próprios e isso contribuiu muito para participação da turma.

“Os objetivos foram alcançados com sucesso. Conseguimos unir a língua inglesa com atividades que serão desenvolvidas pelos futuros designers gráficos como a criação de logo e slogan em inglês, sem contar os objetivos que envolvem as questões culturais do ensino de língua inglesa, o fato de escolherem filmes americanos e aprofundarem o olhar para uma análise além do entretenimento, trouxe a tona questões comerciais, culturais e muitas outras que foram suscitadas durante as apresentações dos trabalhos”, comentou a professora.

Lucas Oliveira dos Santos está cursando o segundo período do curso de Computação Gráfica, e comentou: “Está sendo uma experiência muito inovadora para mim, ampliando o meu conhecimento da língua inglesa com uma forma criativa de ensinar, para a gente aprender de forma prática, não só na teoria”.

Para Carliane Cristina Costa, também foi uma experiência positiva, “porque é uma forma divertida e interessante de aprendermos o inglês. Isso faz com que nós nos dediquemos mais, estando todos juntos, interagindo e aprendendo bastante”.

• Atividade_Fantasiada_Inglês_Instrumental
  • Atividade_Fantasiada_Inglês_Instrumental_1