Campus Porto Velho Zona Norte desenvolve projeto cultural com estudantes

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 10h01 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 10h01 | Acessos: 55426

Quinta LiterariaEstá em andamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, o projeto “Quinterária” em referência a Quinta Literária. Realizado todas as quintas-feiras, o evento reúne os estudantes do campus, do período noturno, que apresentam alguma forma de expressão artística, como: poesia, música, dança e teatro. As ações tiveram início no mês de agosto com a divulgação e o convite a todas as turmas a participarem. No mês de setembro iniciaram as apresentações que continuam acontecendo todas as quintas-feiras das 20h40 às 20h50.

O projeto surgiu do interesse de alguns alunos em ter um momento cultural, lúdico nos intervalos das aulas. Solicitaram então à professora de Letras, Andréia dos Santos, em uma conversa extraclasse. A partir disso, a professora teve a ideia de criar um momento literário durante o intervalo das quintas-feiras, obtendo apoio da também professora de Língua Portuguesa, Andressa Viana, e dos demais professores das turmas.

O professor de Filosofia, Wesley Teixeira, participou da abertura oficial do projeto e veio ao campus declamar alguns poemas de sua autoria. Segundo Andréia, os alunos estão bastante motivados, participando entusiasmados das atividades. A primeira turma a se apresentar foi a do segundo período de Gestão Pública, no dia 19 de setembro. A turma encenou uma peça teatral baseada na Literatura de Cordel "A mulher que vendeu o marido por R$ 1,99”.

Segundo a estudante Karliene Fernandes, que participou nessa estreia do projeto,  “achei interessante, primeiro porque acaba gerando um entrosamento entre a turma, pois precisamos nos reunir, ensaiar. Por eu ser tímida, senti um pouco de dificuldade, mas foi uma coisa tão legal, tão natural, que no final nos divertimos bastante. Acaba aproximando a turma, esse tipo de projeto”.

De acordo com a coordenadora do projeto, “a literatura tem o poder de humanizar. Logo, proporcionar situações de apresentações e vivências literárias faz-se importante para a formação humana de nossos alunos. É possível observar o encantamento com as apresentações no rosto de cada aluno que aprecia as apresentações. Sem contar em todas as habilidades trabalhadas durante o ensaio para as apresentações. Esperamos que o projeto possa aproximar os nossos alunos das diferentes formas de arte”.

A professora Andréia ainda avisou aos interessados em assistir, que o projeto acontece no pátio interno do campus, ao lado da cantina.

• Quinta_Literaria
  • Quinta_Literaria_1