Campus Porto Velho Zona Norte realiza Semana de Educação para a Vida

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 11h53 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 11h53 | Acessos: 1219

Palestra Andirasio 11 09 2

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou no mês de setembro a Semana de Educação para a Vida. O evento ocorreu do dia 9 a 13/09 e contou com a participação de servidores, alunos e da comunidade. Foram cinco dias de palestras, rodas de conversa, testes rápidos gratuitos e orientações relacionadas ao bem estar e a saúde.

O Projeto tem por objetivo envolver a comunidade acadêmica em atividades que tratam os temas transversais ao processo de formação do estudante e necessários a uma convivência mais harmônica em sociedade e com o meio ambiente. A Semana de Educação Para a Vida foi criada pela Lei 11.988/2009, objetivando ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes do currículo obrigatório, sendo uma atividade institucional.

No Campus Porto Velho Zona Norte, a Semana consta como atividade acadêmica desde 2013. Dentre as ações realizadas, houve a palestra do Fitoterapeuta Andirásio Donato, que trouxe orientações relativas à saúde e a cura de doenças através da alimentação e uso de produtos naturais. Profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RO) se colocaram a disposição dos servidores e estudantes para a realização dos testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis.

E para atender, em especial os estudantes, o evento contou com a participação dos psicólogos Dhienifer Barbosa, Jacson Melo, Jaiana Cruz Mercado nas palestras e rodas de conversa com os temas: Sexualidade, Bullying, Depressão, Suicídio, Álcool e outras drogas. De acordo com a Coordenadora da CAED/Campus Zona Norte (Coordenação de Assistência ao Educando), Tamires Gomes, “é cada vez maior o número de adolescentes e adultos que apresentam sinais de depressão e tentativa de suicídio em nossa sociedade fato que ocorre também com alguns de nossos discentes afetando diretamente sua vida pessoal e acadêmica. Pensando nisso e em alusão ao mês Setembro Amarelo, as atividades da Semana de Educação para a Vida de 2019 foram voltadas principalmente para a preservação da vida e manter uma vida saudável”.

“O acesso à informação nos leva a um mundo diferente, acho que é importante falarmos desses temas sobre saúde mental, sobre sexualidade com os adolescentes, que são um público que está iniciando a vida. É muito importante a gente levar informação. O acesso à informação nos traz uma visão diferente sobre os temas. Ainda há muito preconceito em relação ao trabalho do psicólogo e que só pessoas que têm transtornos mentais que procuram a ajuda de um profissional de saúde mental, seja ele um psicólogo ou psiquiatra. É preciso desmistificar todo esse preconceito. O mais importante é levar a informação, para quem tem pouca, para quem tem dúvida e para quem não tem nenhuma”, comentou a psicóloga Dhienifer Barbosa.

O estudante do Curso Técnico em Finanças, Jorge Rodrigues Porto, comentou que foi “muito boa a palestra a respeito da cura de doenças através do uso de produtos naturais, ele acrescentou muitas coisas que eu não sabia. Foi muito bom para nós jovens essa oportunidade de participar desta semana de Educação para a Vida”. Lury Leitão Bernardino, do curso Superior em Gestão Pública, também achou interessante. “Acompanhei a semana e percebi que foi direcionada ao público jovem. Sabemos que aumentaram os casos de suicídio entre os jovens de 18 a 24 anos, ou até menos. Então acho muito importante que essas ações não sejam apenas pontuais, mas que haja um acompanhamento mais de perto, principalmente para os adolescentes que em muitos casos não têm um suporte emocional em casa, deixando mais claro que a escola está aqui para ajudar”, disse o acadêmico.

• Palestra_Andirasio_11_09_2
  • Palestra_Andirasio_Donato_7