Campus Porto Velho Zona Norte promove Noite Cultural

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 17h42 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 17h43 | Acessos: 1063

Campus Zona Norte Noite Cultural 5

No dia 14/06 o auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, se transformou em palco de apresentações culturais. Estudantes das turmas dos cursos técnicos subsequentes em Finanças e Administração e dos cursos superiores tecnológicos em Gestão Pública e Rede de Computadores se reuniram para assistir e apresentar músicas, poesias, peças teatrais e dança.

A idéia do projeto surgiu da necessidade de realizar uma atividade de conclusão  das disciplinas relacionadas com a linguagem. “Queríamos analisar na prática se os alunos tinham assimilado os conteúdos e também propor uma confraternização. Pensamos em fortalecer o trabalho em equipe e a autonomia de cada um dentro da proposta. Nós, os coordenadores, só indicamos o caminho, e eles foram atrás para realizar a atividade”, afirmou a Professora Andressa Vianna, uma das organizadoras do evento.

Os alunos foram os protagonistas do evento desde a sua concepção. As funções foram divididas por equipes, cujos trabalhos eram interligados. A ação de uma equipe dependia da outra. A participação dos alunos contou como pontuação no processo de avaliação do período letivo. Foram feitas apresentações de Boi Bumbá, voz e violão, canto coral, declamação de poesias e encenação de peças teatrais.

De acordo com Claudimar Paes de Almeida, professor e coordenador do evento, “[...] o projeto é de suma relevância, haja vista sua repercussão na formação dos alunos. Ao aglutinar o processo interdisciplinar, a organização do tempo, das tarefas e as responsabilidades, os alunos aprenderam a suportar as diferenças no trabalho em equipe. Os alunos, de forma direta e indireta, vão adquirindo atitudes construtivas e necessárias para a realização dos trabalhos, para a vida pessoal e profissional. O Instituto tende a ganhar com essas iniciativas, pois o ensino não pode se limitar à sala de aula, visto que os conteúdos devem estar relacionados ao cotidiano dos alunos. Dessa forma, o ensino torna-se mais dinâmico e eles compreendem que o conteúdo está relacionado com a vida deles. Eu me senti muito realizado ao perceber o envolvimento efetivo dos alunos, muitas atitudes foram desenvolvidas mesmo que eles não percebessem isso desde a preparação do evento”.

A aluna do curso técnico em Administração, Daniele Silva, comentou que “foi muito gratificante participar do evento e ver todo mundo unido com o mesmo intuito: realizar o evento da melhor maneira possível. Alunos e professores, todos empenhados”.

Segundo o Professor Claudimar, é preciso, enquanto educadores, acreditar que os alunos são capazes e que podem fazer muito mais do que imaginam “[...] e promovermos mais projetos dessa característica. Finalizo com uma frase da performance realizada por eles e que expressa o sentimento conquistado na realização desse projeto:  ‘E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!”.

• Campus_Zona_Norte_-_Noite_Cultural_1
  • Campus_Zona_Norte_-_Noite_Cultural_2