Campus Zona Norte lança incubadora de empresas

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 18h15 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 18h16 | Acessos: 1543

1º dia IV Jornada Tec Prof 20O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou a reinauguração da sua Incubadora de Empresas, integrante da Redinova/IFRO (Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia). O evento ocorreu no auditório do campus, no dia 20 de maio, e fez parte da programação da IV Jornada Tecnológica e Profissional, dentro da mesa redonda intitulada “Startup, Empreendedorismo e Inovação no Ecossistema de Rondônia”.

Na fala de lançamento, o Coordenador Artur Simpson enfatizou a relevância da data para o campus, em virtude da volta das atividades da incubadora. Em seguida ele convidou os participantes do grupo Tambaki Valley (Rangel Vieira, Alexandre Mori, Gilly Lopes, Andrews Botelho e Victor Ribeiro) para dar início à mesa redonda. O Professor de Informática do Campus Porto Velho Calama, Kaio Alexandre, fez a mediação do debate.

As incubadoras de empresas são instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes ou que já estejam em operação, e tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços com certo grau de inovação no mercado. No IFRO, as incubadoras oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. Além de facilitar o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios. O projeto é aberto a toda comunidade, conforme editais a serem publicados, convidando pessoas com interesse em desenvolver ideias empreendedoras.

O objetivo é estimular, prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo intensivo em conhecimento, visando a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação. É uma iniciativa para fomentar o nascimento de novas ideias ligadas a startup, projetos de pesquisa e cooperativas sociais.

De acordo com o Professor Artur Simpson, “a incubadora do campus foi reativada no momento pertinente, pois sabemos que os professores do campus já desenvolvem projetos de empreendedorismo e inovação, porém muitas vezes essas ações ficam restritas ao ambiente acadêmico. Com a Incubadora, será possível concretizar essas ideias e testá-las no mercado”.

Para o Chefe do Departamento de Extensão, Saulo Macedo, “esse momento de promoção e divulgação da Incubadora do Campus Porto Velho Zona Norte é um momento importante para a comunidade acadêmica e para a sociedade. As incubadoras de empresas são possíveis alternativas para fomentar o empreendedorismo, a inovação, a geração de emprego, renda e, consequentemente, o desenvolvimento regional”.

• 1º_dia_IV_Jornada_Tec_Prof_20
  • 1º_dia_IV_Jornada_Tec_Prof_23