Visita à indústria da capital trabalha temas da disciplina de Gestão da Qualidade

Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 12h46 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 12h46 | Acessos: 1871

Visita Técnica ZN 4Estudantes do Curso Técnico Concomitante em Recursos Humanos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Zona Norte, participaram de visita técnica sob a supervisão dos professores da disciplina de Gestão da Qualidade. A atividade foi com a turma 2017/1, dos períodos matutino e vespertino, no dia 27/10, conhecendo melhor a indústria do ramo de envase de água mineral na cidade de Porto Velho. A Empresa de Águas Kaiary está situada na BR 364, Km 12 Ramal Estrada de Ferro Madeira Mamoré, sentido Rio Branco.

Segundo os professores, o objetivo era visualizar in loco a aplicação das ferramentas da Gestão da Qualidade. Bem como, observar a aplicação das ferramentas de Melhoria Contínua no processo de envase e o processo de controle de qualidade atual, responsável por manter os padrões da certificação de qualidade ISO 9001, além de verificar a aplicação das demais ferramentas de Gestão da Qualidade ao longo do processo de produção.

“A recepção no local foi bem acolhedora. Todos foram convidados a saborear um delicioso e inesperado café da manhã no refeitório. Em seguida todos fomos guiados pela Coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente, Cassiane Cabreira Marinho Araújo, para a fonte de onde a água mineral é coletada. Pudemos verificar que a água é transportada para o setor de envase através de canos de inox, sem contato com o ar ou, solo ou com os funcionários da produção. Em seguida fomos para a fábrica, onde vimos o local onde são engarrafadas as garrafinhas de 600 ml e de 2 litros, destinadas à comercialização no varejo”, explica a professora Maray del Carmen Rodrigues.

A visita ainda ocorreu no laboratório de análises, com a supervisão da Engenheira Química da Kaiary, que explicou todo o funcionamento do processo produtivo, desde o momento que são recebidos os garrafões de água mineral, seguidos pela higienização com dois produtos diferenciados, o envase e a expedição destes para distribuição no comércio. Os estudantes fizeram perguntas relacionadas ao controle de qualidade da água, tais como higienização dos garrafões, o PH da água, considerações sobre o uso de EPIs pelos funcionários etc. Ao final eles receberam uma garrafinha de água mineral, rosa ou azul em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

Para a estudante Geisa Gabriele a visita foi interessante, pois apresentou conteúdos estudados em sala de aula, “como a união que um grupo precisa para crescer, para fazer um bom trabalho. Uma empresa grande como a Kaiary precisa de muita colaboração e de funcionários exemplares que façam com que a empresa cresça. Então, achei bem interessante a nossa caminhada até a fonte de água mineral, conhecendo de tudo um pouco do que acontece naquela empresa”. Outra parte ressaltada por Geisa foi a visita feita por “toda parte do laboratório. Foi tudo bem elaborado. Vimos todo o processo”.

Já Thaís Rodrigues diz que a experiência de participar da visita trouxe para a turma “vários conhecimentos, de acordo com a nossa matéria, principalmente na parte de organogramas e fluxogramas. E essa visita me proporcionou bastante entendimento em questão dos assuntos que foram trabalhados durante a matéria de Gestão de Qualidade. E, claro, isso foi muito importante, principalmente para mim, que quero seguir na parte de gestão de qualidade e ver realmente como é a rotina de cada empresa de acordo com os conteúdos passados”.

O estudante Eduardo Morais fala que a visita ao abordar aspectos estudados em sala de aula “foi uma chave para alinharmos teoria e prática. Muito gratificante ser atendido e tratado de maneira especial, ter todas as instruções desde a chegada, as explicações sobre a fonte, laboratório, estoque. Enfim, é sempre bom conhecer novos horizontes. Fomos bem recepcionados e foi tudo de bom”.

Os docentes confirmam que a atividade ampliou os conhecimentos dos estudantes. “Satisfação total ver os alunos contemplando tudo aquilo que vimos durante a disciplina de Gestão da Qualidade, agora fora das quatro paredes, fora da sala de aula. E o sentimento que fica é o de dever cumprido, por poder proporcionar essa experiência enriquecedora a todos eles”, analisou o professor Guilherme Tadaki.

E a professora Maray Rodrigues conclui: “foi possível mostrar aos alunos a aplicabilidade das ferramentas da Gestão da Qualidade para o desenvolvimento sustentável e social da região, desde o momento da captação da água mineral, recepção e limpeza dos garrafões de água mineral, envase e expedição para entrega, corroborando com os conteúdos estudados em sala de aula, mostrando a importância da qualidade para a melhoria dos processos de produção, bem como os cuidados com a higiene dos produtos para a saúde humana”.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/12-DEZEMBRO-2018/05-12-18/agua