Alunos do Curso de Computação Gráfica fazem visita técnica à gráfica

Publicado: Quinta, 02 de Agosto de 2018, 19h53 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 13h01 | Acessos: 2490

Computação Gráfica Visita Técnica 3

Os alunos do primeiro módulo do Curso Técnico em Computação Gráfica Concomitante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, fizeram uma visita técnica a uma empresa de produção de materiais gráficos, no município de Porto Velho, na quinta-feira (21). Foram duas visitas, uma para cada um dos turnos.

O objetivo foi mostrar aos alunos as etapas de pré-impressão, impressão e acabamento, noções que foram vistas em sala de aula. Para a visita técnica foi selecionada uma das gráficas da cidade.

A professora da disciplina “Introdução ao Design Gráfico”, Adriana Zanki Cordenonsi, afirmou que no design gráfico é muito importante conhecer os aspectos técnicos da impressão para melhores resultados de criação e finalização dos materiais. “É importante gerar interesse neles sobre a área de design gráfico e impressão, que eles compreendam a importância dos aspectos técnicos para um bom resultado final”, comentou a professora.

A visita foi guiada pelo dono da empresa que explicou aos estudantes a respeito da gráfica e dos processos. Eles demonstraram interesse perguntando esclarecer suas dúvidas. Como resultado desta ação, será feito um relatório da visita, que é uma das atividades da disciplina.

A aluna Isabella Oliveira comentou que “uma das maiores surpresas foi saber o valor que aquelas máquinas que produzem os papéis custam. Tem uma máquina específica que a gente consegue pisar em cima, porque ela é muito grande e ela custa mais de dois milhões de reais. Isso me deixou muito impactada”.

O estudante Luis Ximenes considerou a visita técnica como uma boa experiência. “A professora passou as aulas explicando direitinho o processo de criação dos produtos e como é feito todo o desenvolvimento. Foi bom ver, na prática, como é toda a produção. É uma coisa que facilita, você ver como é que acontece e não só escutar. O dono recepcionou a gente muito bem e junto com outros funcionários explicou como é cada passo desde a criação manual até a finalização do produto”, narrou.

Essa visita foi muito importante porque os alunos saíram do ambiente da escola e foram para um ambiente onde a prática acontece, principalmente no caso de curso técnico que é bastante focado na prática. Os alunos tiveram uma aula teórica sobre o assunto de sistemas de impressão, formas de impressão e em seguida já fizemos a visita. O dono da gráfica conduziu a visita e muitas das coisas que ele falou lá, a linguagem que ele utilizou, eram coisas que a gente tinha visto já na aula teórica. Então foi uma forma de verificar na prática toda a teoria e a melhor forma é vendo de fato como as coisas acontecem. Até porque a gráfica é um dos locais onde os alunos do Técnico em Computação Gráfica poderão trabalhar no futuro”, concluiu a professora.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/06_Junho_2018/28-06-18/gráfica_