Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Meninas RObóticas participam da BIPEI 2025 com projetos de inclusão e tecnologia

Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2025, 17h02 | Última atualização em Sexta, 28 de Novembro de 2025, 17h02 | Acessos: 476

ZN Bipei 6O grupo Meninas RObóticas, formado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participou do Seminário de Iniciação Científica e Mostra Tecnológica da I Bienal Integrada de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (BIPEI/IFRO 2025). O grupo tem como objetivo incentivar a participação feminina nas áreas de computação e robótica educacional, estimulando meninas do Ensino Médio a desenvolverem habilidades tecnológicas. As integrantes também atuam como multiplicadoras, levando oficinas e atividades a estudantes de escolas públicas de Porto Velho. O projeto é parceiro do Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que promove a permanência de meninas e mulheres em carreiras de tecnologia no Brasil.

No evento, as Meninas RObóticas apresentaram projetos aprovados em editais de pesquisa e extensão da instituição. As iniciativas demonstram o protagonismo do grupo, o compromisso com a inovação e a preocupação com temas sociais. O trabalho “Vivência Cultural na Mostra Amazônia Negra de Cinema: Inclusão e Formação Cultural de Estudantes do Programa Partiu IF”, apresentado pela acadêmica de Sistemas para Internet, Márcia Azevedo de Souza, representou sua primeira participação em um evento científico.

Para Márcia, “participar pela primeira vez de um evento como a BIPEI foi uma mistura de sentimentos sensacional. O medo, o nervoso de estar em público e, ao mesmo tempo, a certeza de que fiz o meu melhor, podendo vencer a mim mesma e superar obstáculos. Foi algo surpreendente. A BIPEI para mim foi um ato de superação”.

Ingrid Raduelly Mugrabi Martins, estudante de Informática, apresentou o trabalho “Meninas RObóticas em Ação: Engajando e Multiplicando o Conhecimento em Computação”. Ela destacou que “participar da BIPEI foi uma experiência incrível e muito enriquecedora. O evento foi super organizado e muito bem estruturado. Agradeço a oportunidade e espero que a BIPEI continue crescendo e inspirando muitas pessoas!”.

A aluna Yasmin Neves Ferreira apresentou o projeto “IFRO TecMãe Atípica: Aplicação digital para apoiar mães atípicas em Porto Velho/RO”. Sobre o momento, ela afirmou que “durante a BIPEI tive a oportunidade de expor um projeto inovador. A apresentação do banner ‘IFRO Tec-Mães Atípicas’ evidenciou a realidade e propostas para mães atípicas. Apesar do nervosismo, a exposição foi desenvolvida com propriedade. Sou grata à minha orientadora por essa oportunidade”.

Já a estudante Emily Fermino de Macedo apresentou o trabalho “IFRO ConectaElas: Aplicação digital para apoiar o engajamento de meninas e mulheres na computação”. Ela ressaltou que “durante a BIPEI apresentamos nosso banner para muitas pessoas. A experiência fortaleceu minha comunicação, ampliou minha visão sobre pesquisa e reforçou a importância da presença feminina na computação. Espero que nosso trabalho tenha contribuído para essa discussão”.

A participação das Meninas RObóticas na BIPEI 2025 fortalece o compromisso do IFRO com a inclusão, a equidade de gênero, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, inspirando outras meninas a ocuparem seu espaço na ciência.

A coordenação do projeto ressaltou o orgulho com o desempenho do grupo: “essas meninas têm dado muito orgulho aos professores envolvidos. Mesmo em um ano intenso, cheio de ações e projetos, o cansaço se transforma em motivação quando vemos as Meninas RObóticas fazendo a diferença no meio acadêmico e na vida de outras pessoas. Elas já são agentes de transformação por onde passam”.

 

 

  • ZN-Bipei_1
  • ZN-Bipei_2
  • ZN-Bipei_3
  • ZN-Bipei_4
  • ZN-Bipei_5
  • ZN-Bipei_6
  • ZN-Bipei_7
  • ZN-Bipei_8

 

 

Fim do conteúdo da página