Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Porto Velho Zona Norte vence Prêmio Paulo Freire como melhor trabalho da Região Norte

Publicado: Quarta, 13 de Agosto de 2025, 10h21 | Última atualização em Sexta, 15 de Agosto de 2025, 12h37 | Acessos: 10390

Foto 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, conquistou reconhecimento nacional ao vencer a 2ª Edição do Prêmio Paulo Freire como melhor trabalho da Região Norte. O resultado foi divulgado em 7 de agosto e integra as atividades prévias ao X Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e ao IX Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que serão realizados de 7 a 10 de dezembro de 2025 na Universidade de Brasília (Campus Darcy Ribeiro). O tema do ENALIC este ano será “Memórias e Resistências: o que mais queremos como política de formação e valorização docente?”.

O trabalho premiado, intitulado “Educação de Jovens e Adultos como Espaço de Resistência e Inclusão: experiência do PIBID no Contexto Amazônico”, foi orientado pela Professora Marilândia Martins de Almeida Machado e tem como autora principal a estudante de Licenciatura em Pedagogia e bolsista do PIBID, Gerlane da Conceição Araújo. A equipe também contou com as participações de Ana Paula Moraes da Silva, Anna Kamylly Teixeira Santos e da supervisora do PIBID, Cledimar Neves de Melo.

Selecionado entre 121 trabalhos submetidos, o projeto foi um dos dois escolhidos na Região Norte e um dos dez em todo o país. O artigo relata experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, em Porto Velho, em turma multisseriada e multicultural com estudantes brasileiros, haitianos e surdos – um deles também com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Inspirado nos princípios de Paulo Freire, o projeto promoveu a valorização das culturas surda e haitiana, fortalecendo a autoestima e o sentimento de pertencimento dos educandos.

Os trabalhos vencedores foram avaliados com base em critérios como rigor metodológico e conceitual, clareza e correção textual, conformidade às normas acadêmicas, originalidade e relevância para a área de conhecimento. Além do reconhecimento, os autores receberão custeio de passagem e de hospedagem para participar do evento e terão os artigos publicados em e-book oficial.

Para a Professora Marilândia Machado, “é com imenso prazer que comunico que nossas pibidianas inscreveram suas experiências no X ENALIC, inclusive para concorrer à Premiação Paulo Freire. Tenho a satisfação de informar que o trabalho orientado por mim e assinado pela pibidiana Gerlane da Conceição Araújo foi o grande vencedor, representando com excelência a Região Norte. Isso reforça a importância e a relevância do PIBID no curso de Pedagogia do IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte”.

A estudante Gerlane Araújo ressaltou que “esse reconhecimento é muito mais do que uma conquista individual. O prêmio é do nosso coletivo: das pibidianas, da professora, da supervisora, da coordenadora, das intérpretes e, principalmente, dos alunos, que foram fundamentais em todo o processo. Sem esse trabalho conjunto, essa experiência transformadora não teria sido possível. Participar desse projeto ampliou a minha visão sobre a educação e reforçou a importância da colaboração, do apoio mútuo e do compromisso compartilhado com a melhoria da prática pedagógica. Esse prêmio reafirma nosso compromisso coletivo de continuar buscando conhecimento, aprimorando nossas ações e contribuindo para uma educação mais inclusiva, respeitosa e de qualidade. Sou muito grata à CAPES e a todas as pessoas que estiveram conosco nessa caminhada. Esse reconhecimento nos inspira a seguir em frente, com ainda mais dedicação e esperança”.

A Coordenadora de Ensino de Graduação do IFRO, Jamile Mariano Macedo Taborda, reforça que outros dois trabalhos foram aprovados para apresentação no ENALIC e um está em processo de avaliação. Segundo ela, demonstra a consolidação da instituição “como referência na produção acadêmica e na valorização da formação docente”.

Orientadora do trabalho, a Professora Marilândia Machado realça que a conquista tem um significado especial: “muito orgulho de ganhar esse prêmio representando a Região Norte. Sei que muitos não sabem da atuação do PIBID na alfabetização de jovens e adultos. É um trabalho incrível, e ter isso reconhecido a nível nacional é algo mais do que incrível. O Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia, Samuel dos Santos Junio, disse: ‘inscrevam o trabalho de vocês porque é um trabalho muito bom!’. Às vezes, nem a gente acredita no potencial do trabalho que a gente faz. Obrigada por acreditar em nós, Professor Samuel”.

  • Foto_1
  • Foto_2
Fim do conteúdo da página