Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho
Entre os dias 12 e 16 de maio de 2025, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realiza o projeto de extensão “Transferência de Tecnologias Apropriadas para o Imposto de Renda 2025”.
A iniciativa tem como objetivo capacitar a comunidade para o preenchimento correto da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), com atendimento gratuito e orientação prática. O projeto é aberto a docentes, discentes e, principalmente, à comunidade externa. As atividades começam com palestras no dia 12 de maio, a partir das 19h15, no auditório do IFRO, na Av. Jorge Teixeira, n. 3.146, em Porto Velho.
Os temas abordam desde voluntariado contábil até possibilidades sociais do imposto de renda. Com link de inscrição para as palestras (disponível aqui) programação inclui:
-
19h15 – Dra. Gleimiria Batista da Costa Matos, com o tema “CRC/RO Voluntário”;
-
19h30 – Desembargador Isaias Fonseca Moraes, com a palestra “Declare Seu Amor – IRPF 2025”, mediada pelo Prof. Dr. Josmar Flores;
-
20h50 – Contador Jair Genor Bevilaqua, Presidente do CRC/RO, com a temática “Declaração do Imposto de Renda 2025”, sob mediação da Profa. Dra. Gleimiria Matos.
Nos dias seguintes, de 13 a 16 de maio, das 19 às 21 horas, o Laboratório de Informática do IFRO estará aberto para atendimento presencial. Extensionistas capacitados prestarão auxílio gratuito no preenchimento da declaração de IR, destinado a qualquer pessoa que precise declarar o imposto.
Atendimento gratuito
Realizado pelo Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da UNIR, em parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do IFRO, o Projeto de Extensão "Transferência de Tecnologias Apropriadas para o Imposto de Renda 2025" oferece capacitação teórica e prática para o público interno das instituições e para a população em geral. Mais informações estão disponíveis em: https://cienciascontabeis.unir.br/homepage
No caso dos atendimentos a serem realizados de terça a sexta-feira (13 a 16 de maio) as orientações práticas para a declaração do Imposto de Renda são gratuitas. Os coordenadores da ação só explicam que os atendimentos não contemplam casos complexos (como investimentos em bolsa de valores, heranças ou situações que demandem análises especializadas). Podem participar dos atendimentos:
● Pessoas obrigadas a declarar o IRPF 2025 com rendimentos de até R$ 300.000,00;
● Trabalhadores que tenha rendimentos tributados e que não estão enquadrados na exigência mínima de declaração;
● Interessados em participar da campanha "Declare Seu Amor", voltada à destinação do IR para projetos sociais. Pessoas físicas (sem pagar nada a mais por isso) podem destinar até 6% dos seus impostos, sendo 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente (FDCA) e 3% para os Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI) – Municipal, Distrital, Estadual ou Nacional. E as pessoas jurídicas podem doar até 1% do seu Imposto de Renda devido.
Documentação necessária
Para participar do momento de orientações práticas no IFRO Zona Norte é necessário levar documentos e comprovantes necessários na declaração do IF referente ao ano base 2024, tais como: documentos pessoais (CPF e RG do declarante e de seus dependentes; comprovante de endereço atualizado; título de eleitor; informes bancários; e cópia da declaração do IR do ano anterior, se aplicável), mais comprovantes de renda (informe de rendimentos fornecido pela empresa, para trabalhadores assalariados; informes de aposentadoria ou pensão do INSS ou de entidades privadas; rendimentos de aluguel, caso possua imóveis alugados; informes de rendimentos de bancos; e comprovantes de rendimentos provenientes do exterior, caso aplicável.
Outros documentos são referentes a bens e direitos: escrituras ou contratos de compra e venda de imóveis; documentos de veículos, como Renavam e contratos de financiamento; extratos de investimentos; e recibos de aquisição ou alienação de bens: imóveis, veículos, entre outros; e de pagamentos e deduções (recibos e notas fiscais de despesas médicas, odontológicas e psicológicas); comprovantes de despesas com educação (própria e de dependentes); recibos de doações a instituições beneficentes; pagamentos a previdência privada (PGBL e VGBL); e comprovantes de contribuição ao INSS de empregados domésticos. Além de outras informações que podem ser relevantes (comprovantes de ganhos de capital na venda de bens e direitos; declaração de criptomoedas e outros ativos digitai; e informes de financiamentos e empréstimos).
O atendimento de 13 a 16 de maio inicia às 19 e segue até as 21 horas, no Laboratório de Informática do IFRO na Av. Jorge Teixeira de Oliveira, 3.146, Setor Industrial de Porto Velho (RO)
Redes Sociais