Centro de Inovação Tecnológica do Zona Norte surge como novo parceiro em projeto de apoio às comunidades ribeirinhas no Médio Madeira
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participou de evento organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em colaboração com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Representando o campus, estavam o Vice-Diretor, Geraldo Cotinguiba, o Coordenador do Centro de Inovação Tecnológica (CIT), Ranieri dos Santos, e a Coordenadora de Integração Escola, Empresa e Comunidade (CIEEC), Geliane Dornelles.
O evento foi realizado no dia 22 de março, na comunidade ribeirinha de Esperança, localizada no Médio Madeira, e teve como objetivo principal a entrega de 400 filtros de água que utilizam nanotecnologia para purificação, que foram adquiridos pelo MAB com apoio da Organização não Governamental Water is Life. A ação visa garantir a segurança hídrica das famílias locais, que enfrentam desafios significativos em relação à qualidade da água.
Durante o evento, foi apresentado um relatório da Fiocruz-RO que revelou que quase 90% das águas utilizadas pelas famílias da comunidade eram impróprias para o consumo doméstico, incluindo beber e cozinhar. Essa descoberta ressalta a urgência de medidas que assegurem o acesso à água potável.
Por sua vez, o IFRO Campus Porto Velho Zona Norte foi convidado a se tornar um novo parceiro, contribuindo com propostas de projetos que atendam às demandas específicas das comunidades ribeirinhas, como desenvolver uma forma de otimizar o processo da cadeia produtiva de pescado, que é uma das principais atividades econômicas da região. Por meio de sua equipe do Centro de Inovação Tecnlógica (CIT), o Campus Zona Norte já está elaborando projetos que serão apresentados à comunidade demandante para avaliação e possível implementação ainda no primeiro semestre de 2025.
“O CIT espera poder colaborar na elaboração e na execução de ações e de projetos que atendam os anseios da comunidade. Alguns desses anseios foram mencionados no evento e planejamos nos reunir novamente com os responsáveis por essas demandas. O CIT atuará de forma ativa não apenas em suas atividades próprias, mas também em outras atividades oriundas dos demais órgãos participantes e do próprio MAB”, disse o Coordenador do CIT, Ranieri dos Santos.
Conforme os representantes da instituição, o IFRO se une ao MAB e aos demais órgãos públicos envolvidos como um novo parceiro estratégico, comprometido em fornecer serviços essenciais às comunidades do Médio Madeira, reafirmando o compromisso em promover melhorias significativas nas condições de vida da população, garantindo acesso a recursos básicos e impulsionando o desenvolvimento local.
Redes Sociais