Docente e egresso do IFRO conquistam prêmio de melhor artigo na área de “Estudos da Amazônia” no XXVI ENGEMA 2024
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, marcou presença no XXVI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema). Realizado entre os dias 3 e 6 de dezembro de 2024, docentes e egressos do Campus Zona Norte participaram do evento realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
O artigo “Inserção de agricultores familiares agroecológicos em cadeias curtas de comercialização: Assentamento Paraiso Das Acácias, Rondônia”, de autoria de Diêgo Alexandre Duarte (egresso do IFRO e membro do Núcleo de Ação Sustentável – NAS), Angelina Maria de Oliveira Licorio (docente e coordenadora do Curso de Gestão Pública/EaD/IFRO) e Raquel da Silva Pereira (orientadora de Angelina no doutorado na USCS), foi premiado como o melhor na área de “Estudos da Amazônia”. Essa área do XXVI Engema engloba temas como empreendedorismo social, gestão territorial, inovação, cadeias produtivas sustentáveis e políticas públicas voltadas para a realidade amazônica.
O estudo aborda a inserção de agricultores familiares em cadeias curtas de comercialização no Assentamento Paraíso das Acácias, em Rondônia, e destaca a importância do tema para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. “É com imensa alegria que recebemos esse prêmio. Ele representa o reconhecimento do esforço e dedicação dos nossos trabalhos e reforça a importância de pesquisas que buscam soluções para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, expressa a Professora Angelina.
Para o ex-aluno do IFRO, “participar deste projeto e ver nosso trabalho reconhecido em um evento como o Engema é muito gratificante. Acredito que a pesquisa pode contribuir significativamente para a valorização da agricultura familiar e para a construção de cadeias de comercialização mais justas e sustentáveis na região”, afirmou Diêgo.
Na avaliação da Professora Raquel, “é uma grande satisfação ver o trabalho conjunto com Angelina e Diêgo sendo reconhecido por sua excelência. A pesquisa demonstra a importância da colaboração entre instituições e o potencial da academia em gerar impacto positivo na sociedade”.
Angelina e Diêgo ainda tiveram outros dois trabalhos aprovados: o artigo “Impacto das deliberações do conselho de desenvolvimento rural sustentável de Rondônia (CEDRS) na economia e sustentabilidade regional”, apresentado pelo coautor Avenilson Gomes da Trindade, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico no Governo de Rondônia. E o artigo “Pesca artesanal e autogestão em Rondônia: o papel da governança colaborativa em uma colônia de pescadores”, desenvolvido em colaboração com Andrea Sampaio de Oliveira (egressa da Universidade Federal de Rondônia), Haroldo de Sá Medeiros (professor e coordenador do PPGA/UNIR) e Dércio Bernardes de Souza (também professor na UNIR e orientador de Diêgo no mestrado).
O ENGEMA (Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) com o apoio da FIA (Fundação Instituto de Administração) é um evento acadêmico realizado anualmente para propiciar o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da gestão da sustentabilidade ecológica e socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do exterior.
O XXVI Engema foi realizado de forma híbrida e teve como tema “A crise mundial global e a vocação brasileira para a sustentabilidade”. A premiação pode ser assistida no Youtube.
Redes Sociais