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Projeto Inclusão Integral tem ações desenvolvidas em escolas de Porto Velho e Ji-Paraná

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2024, 18h00 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2024, 18h03 | Acessos: 167

atividades1O Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica, da modalidade Educação a Distância (EaD), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com projeto em desenvolvimento em duas escolas de diferentes municípios. A ação é dentro do Programa Bolsa de Ensino-Residência Pedagógica (Proben/RP). E o “Projeto Inclusão Integral: ampliando horizontes no Atendimento Educacional Especializado” foi idealizado pela Professora Rosa Martins Costa Pereira.

O Projeto Inclusão Integral está sendo desenvolvido nas escolas EMEF Antônio Ferreira da Silva, em Porto Velho, e CMEIEF Prof.ª Miriam Trajano Lopes, em Ji-Paraná. Atualmente a Coordenadora é a Professora Francelena Santos Arruda, e as Professoras Shirlene de Oliveira Souza e Fátima Maria Teixeira Fernandes são orientadoras. “A fase atual do Projeto consiste no desenvolvimento de atividades individualizadas pelas alunas residentes com os/as alunos/as que vieram observando e acompanhando”, explica Francelena.

 Entre as alunas residentes estão Damaris Ferreira, Elaine do Nascimento, Everlândia Lopes e Gislaine de Oliveira. Elas são acompanhadas por uma professora preceptora na Sala de Recurso Multifuncional (SEM), visando à compreensão e apropriação dos conhecimentos por meio da vivência.

O Programa Bolsa de Ensino-Residência Pedagógica (Proben/RP) é um programa de bolsas voltado ao fomento da Residência Pedagógica nos cursos de licenciatura do IFRO. A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por discentes regularmente matriculados no curso de Pedagogia e desenvolvida em uma escola pública, escola campo, de educação básica. Entre os objetivos do Proben/RP, destaca-se “contribuir para a articulação entre teoria e prática necessária à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura”.

O desenvolvimento do Projeto Inclusão Integral consiste na participação dos acadêmicos em atividades desenvolvidas na Sala de Recurso Multifuncional durante o desenvolvimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Segundo Everlândia Lopes da Rocha, “a experiência na Residência Pedagógica proporciona aprendizados significativos para cada um de nós de forma diferente, pois nos coloca em contato direto com a realidade da sala de recurso multifuncional, possibilitando a vivência prática do exercício docente sob supervisão de profissionais experientes, os quais sempre nos acolheram com carinho e dedicação. Alguns dos aprendizados que estamos adquirindo durante a Residência Pedagógica incluem: aplicação prática dos conhecimentos teóricos, interação com os alunos, reflexão sobre a prática docente e construção de identidade profissional”.

As atividades desenvolvidas pelas alunas residentes incluem observar os/as alunos/as em processo de AEE, criar estratégias de atendimento com fundamento nas Práticas Baseadas em Evidências (PBE), colaborar na análise e ou elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) e no Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE).  

Elaine do Nascimento Siqueira de Souza explica que é acadêmica residente em Ji-Paraná e atua na Residência Pedagógica na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na CMEI Prof.ª Miriam Trajano Lopes, sob a Gestão da Diretora Maria Creuza, com as Professoras Aparecida Heleni e Lucília Martins. “Através de um rico aprendizado que me fora proporcionado por ambas as profissionais com a vivência e a experiência de conhecer esse chão de sala de aula e a sua rotina educacional tem sido um divisor de águas na minha formação, saio dessa jornada com a mente e o conhecimento totalmente mudados para um melhor entendimento”, afirma Elaine.

“Vi através dessa experiência o valor dos profissionais que atuam nessa área, toda a dedicação e empenho, as capacitações e especializações buscando um melhor entendimento para auxiliar os alunos. Também ao conhecer todo o processo desde o início da caminhada com a criança (aluno), seu diagnóstico, os primeiros passos na sala, as adaptações e aceitações, o entendimento e atendimento com devido respeito aos pais e responsáveis, como faz a diferença na vida das pessoas. Se um dia for atuar nessa sala de recursos pretendo trazer os conhecimentos adquiridos de cada professora nessa jornada, pois foram essenciais na minha vida enquanto acadêmica e pessoal também. Gratidão sempre”, completa Elaine.

Para Gislaine de Oliveira, “como aluna residente na sala de recursos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Antônio Ferreira, tenho tido a oportunidade de vivenciar experiências únicas e enriquecedoras. Sob a orientação da preceptora Professora Claudenice, estamos desenvolvendo projetos voltados para o acompanhamento de crianças autistas, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Essa experiência tem sido profundamente gratificante, pois estou aprendendo, na prática, a importância da individualização no ensino, respeitando as particularidades de cada aluno. A convivência semanal com essas crianças e o acompanhamento de suas evoluções tem me inspirado a seguir firme na minha trajetória profissional, reafirmando o meu desejo de atuar na área da educação inclusiva”.

A Professora Claudenice Luna Leite de Souza conta que “nesta etapa do Proben-RP tivemos a participação das acadêmicas Gislaine, Damares e Everlândia em nossos atendimentos de sala de recursos, trabalhamos o projeto Lego Braille Bricks, jogos de formação de palavras na mesa pedagógica, pinturas com tintas guache na lona, produção de massinha de modelar, culinária fazendo pipoca com os colegas e colagens de adesivos no livro dos dinossauros que a Gislaine trouxe com as crianças com TEA. Foram momentos incríveis. A participação das acadêmicas tem nos proporcionado momentos de muita aprendizagem. Cada acadêmica com seu jeitinho particular (habilidades e dedicação), estão conquistando os nossos pequenos. Com certeza serão excelentes profissionais. Trabalhar com cada uma delas está sendo uma ótima experiência, me fez sentir vontade de fazer um mestrado, doutorado. Para poder ajudar mais na educação. Grata pela experiência”.

Segundo a Coordenadora Francelena Santos Arruda, “o Proben-RP é uma rica oportunidade de aprendizado e formação docente, ao articular teoria e prática e ao proporcionar às alunas residentes a vivência do Atendimento Educacional Especializado-AEE por imersão”.

“O convívio regular com as profissionais que atuam na Sala de Recurso Multifuncional, a observação livre das crianças e apropriação de alternativas mais adequadas ao atendimento de crianças com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, impacta positivamente na formação acadêmica, pessoal e do futuro profissional das alunas residentes. Nós professoras orientadoras aprendemos com as alunas residentes por meio das vivências que são analisadas reflexivamente nas sessões de estudos. No nosso entendimento, o IFRO é beneficiado ao proporcionar formação diferenciada por meio do Proben-RP às alunas e viabilizar meio de socialização dos resultados dessa vivência”, finaliza a docente.

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