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Docentes do IFRO participam do Congresso  Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2024, 11h18 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2024, 11h18 | Acessos: 208

ZN Brasília projeto 4Entre os dias 26 e 29 de novembro docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, estão participando em Brasília do XXIX Congresso Internacional do CLAD (Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento) sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública.

Os Professores Jonimar Souza, Lady Souza, Jhordano Malacarne e Everton Luiz tiveram a oportunidade de apresentar uma Mesa Redonda intitulada “Gestão pública e sustentabilidade na Amazônia: desafios e oportunidades”, onde cada professor pôde contribuir com uma apresentação da pesquisa de doutorado encerrada recentemente.

Além das atividades no CLAD, a viagem oportunizou a participação na Audiência Pública do PL 4811/2023, projeto de regulamentação da atuação profissional do campo de públicas, da 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, bem como apresentar propostas de pesquisas junto aos parlamentares de Rondônia.

A Professora Lady reflete sobre a atividade, dizendo que “essa ação foi importante, pude discutir a desigualdade de gênero nos cargos da alta gestão e destacar as emoções ambivalentes que as mulheres experimentam em suas trajetórias como gestoras, neste caso, a igualdade de gênero é essencial para que haja sustentabilidade na sociedade”.

Para o Professor Everton, o grupo do IFRO contribuiu com o Congresso trazendo nossas realidades empíricas no contexto de Rondônia para os temas que estavam sendo tratados. “Para além disso, agregamos com nossas teorias que estão na fronteira do conhecimento e por isso desconhecidas de muitos que participaram”.

Por fim, ele destaca as falas dos(as) presidentes e ministros(as) que participaram do evento, seja presencial ou a distância, que a academia e as populações latino-americanas precisam adotar pensamentos originais e complexos para tratar das questões complexas que envolvem a sustentabilidade, a inclusão e a diversidade.

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