Acadêmicos do Zona Norte abordam cyberbullying e segurança nas redes sociais à escola estadual em Porto Velho

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2024, 12h59 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2024, 12h59 | Acessos: 248

Tecnólogo em Sistemas para Internet 3A turma do 5º período do Curso de Tecnólogo em Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou no dia 12 de setembro visita à Escola Estadual José Otino de Freitas. A ocasião marcou a implementação de um projeto de extensão focado em cyberbullying e segurança nas redes sociais.

Os acadêmicos do curso organizaram uma palestra e distribuíram folders informativos para cerca de 90 alunos do ensino médio, com o objetivo de promover a conscientização sobre esses temas cruciais. Durante a atividade, os alunos do IFRO também apresentaram informações sobre o Instituto Federal de Rondônia e o curso de Sistemas para Internet, além de compartilhar conhecimentos sobre Educação Digital.

O professor coordenador do projeto, Tiago Lopes, destacou a importância da iniciativa. “Este projeto propõe ações de extensão voltadas a alunos do ensino médio da rede pública estadual. Ele foi desenvolvido pela turma do 5º período do CST em Sistemas para Internet, no decorrer da disciplina de Segurança da Informação. Essa iniciativa representa um importante passo para a conscientização dos jovens sobre os perigos e cuidados necessários ao navegar na internet, fortalecendo a educação digital e promovendo um ambiente on-line mais seguro”.

Para o estudante Diones Gonçalves dos Santos, que fez parte da equipe do projeto, os temas trabalhados por meio deste projeto são de extrema importância, uma vez que os jovens são os maiores consumidores de redes sociais. “A segurança que os adolescentes devem adotar para proteger suas informações pessoais, como senhas e privacidade, foi um dos pontos centrais discutidos. O projeto também destacou a importância da conscientização sobre bullying e cyberbullying. Procuramos mostrar os riscos legais que essas ações podem acarretar, bem como as consequências mentais e sociais para as pessoas que sofrem com esses crimes. Ressaltamos ainda que existe uma rede de apoio disponível e que não devemos ser omissos diante desses atos”, destacou Diones.

“A intenção é que novas modalidades do projeto sejam executadas em outras escolas, também voltadas para o público jovem”, mostrou o Professor Tiago Lopes.

• Tecnólogo_em_Sistemas_para_Internet_1
  • Tecnólogo_em_Sistemas_para_Internet_2