Campi do IFRO realizam oficina on-line sobre elaboração do plano educacional individualizado no contexto da educação profissional
Professores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e professores da rede pública do município de Porto Velho participaram, no dia 26 de julho, da oficina on-line de "Metodologia para elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) no contexto da educação profissional".
A oficina teve como objetivo oportunizar aos professores a compreensão de conceitos básicos introdutórios para desenvolvimento de um Plano Educacional Individualizado (PEI) que atenda às necessidades dos estudantes, promovendo a inclusão e proporcionando adaptações de acordo com a diversidade de atividades.
A capacitação foi ministrada pela coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), do Campus Porto Velho Calama, Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles e pela vice-coordenadora Elaine Márcia Souza Rosa e contou com a organização do Napne Campus Porto Velho Zona Norte, representada por sua coordenadora Tamires Gomes de Assis Gonçalves e pela vice-coordenadora Ilma.
Segundo Tamires, o PEI é uma ferramenta fundamental para garantir que os estudantes com necessidades educacionais específicas tenham acesso a uma educação de qualidade e que atenda às suas necessidades individuais. “Por meio do PEI, é possível identificar as necessidades de cada estudante e elaborar estratégias e adaptações que facilitem o seu processo de aprendizagem. Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os princípios básicos do PEI, as etapas de elaboração e implementação, bem como as melhores práticas para garantir a inclusão de todos os estudantes. A diversidade de atividades foi um dos pontos de destaque da oficina, pois cada estudante possui habilidades e necessidades únicas que devem ser consideradas na elaboração do PEI. Por isso, os participantes tiveram a oportunidade de explorar diferentes estratégias e recursos pedagógicos que possam ser utilizados na criação de atividades inclusivas e adaptadas. Os participantes acharam muito válida a oficina, pois é uma necessidade de os professores aprenderem sobre o PEI”, relatou.
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