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Ateliê de Boas-Vindas marca a conclusão do PIBID Pedagogia do IFRO  Zona Norte em escola municipal

Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 15h33 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 15h35 | Acessos: 403

ZN Pibid 7O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, teve ações de incentivo à docência desenvolvidas para iniciar ano letivo em escola da capital. O subprojeto “Ler, contar e cantar: aprendizagem da docência com crianças”, vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Pedagogia do IFRO Zona Norte tem desenvolvido diversas atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Ferreira da Silva desde seu início em novembro de 2022. Entre as atividades foram realizados estudos de livros e textos no Clube de Leitura on-line, participação ativa no Projeto “Posso ser um autor”, vivências em sala de aula, criação de gerenciamento de mídias sociais do projeto, acompanhamento de atendimento e estudos de materiais adaptados na sala de atendimento educacional especializado, entre outras.

O subprojeto conta com 24 alunos bolsistas do Curso de Pedagogia do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, mais 03 professoras supervisoras do projeto na escola municipal e tem como objetivo geral promover o incentivo à docência por meio do planejamento e vivências de práticas pedagógicas em consonância com o Curso de Licenciatura em Pedagogia, especificamente, em atuação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, como forma de construção e reconstrução do conhecimento sobre a realidade socioeducacional de crianças e seus professores no contexto de uma pós-pandemia.

Durante o planejamento com professoras da escola surgiu a ideia da realização de um ateliê de boas-vindas para estudantes do ensino fundamental. O ateliê, inspirado nas ideias e práticas da pedagoga e médica italiana Maria Montessori, foi organizado em oficinas multissensoriais ministradas pelos estudantes do Curso de Pedagogia sob orientação da Professora do IFRO, Rosa Martins Costa Pereira, com a supervisão das Professoras da escola parceira, Claudenice Luna Leite, Estela Brum e Penha Jaqueline Araújo. As oficinas realizadas foram: caixa das emoções; árvore das emoções; desenho, pintura e massinha; cheiros; bloquinhos e Libras básica.

 

Atividades

A programação do Ateliê foi desenvolvida no período de 19 a 29 de fevereiro de 2024, nos turnos matutino e vespertino, para as turmas dos terceiros e quartos anos do ensino fundamental, sendo as oficinas aplicadas em dias alternados (segunda, quarta e quinta), contemplando 10 turmas de ensino fundamental I, sendo 05 no período da manhã e 05 turmas período da tarde, contando também com a participação das professoras titulares das turmas e cuidadoras/mediadoras de alunos PcD. Conforme a Coordenadora do Projeto, Rosa Martins, o propósito do ateliê foi “ser um espaço de interação no qual as crianças e professores se sentissem acolhidos e vivenciassem experiências ‘de chão’, ‘de olho no olho’, momentos de fala e de escuta de diferentes formas, longe de telas ou outras distrações”.

A bolsista Everlândia Lopes, acadêmica do 5º período, afirma que inicialmente foi realizada uma roda de conversa para explicar a dinâmica do ateliê e sua importância. “Nessa apresentação utilizamos a música para estimular a interação. Depois, fizemos grupos pequenos de alunos para cada oficina, de acordo com seus interesses e após um determinado tempo estipulado para cada oficina era feita a troca (rodízio), sempre respeitando a liderança da criança na escolha da oficina que ela queria experimentar naquele momento. As crianças tiveram a oportunidade de interagir e conhecer todas as oficinas”, explicou. Ainda segundo a estudante, no final de cada ateliê foi realizada uma grande roda de conversa com os alunos que avaliaram as oficinas e destacavam pontos de reflexão a partir do vivido. O sentimento de acolhimento e de ter seu interesse respeitado permeou as falas.

Ao comentar as experiências e expectativas das oficinas, entre as oficinas, as mais citadas na opinião dos alunos foram: oficina de massinha, a de cheiros e a árvore das emoções. Na oficina de massinha elas aprenderam a confeccionar a própria massinha, tornando a expectativa divertida e lúdica de produção. Foi trabalhado o poder de criação, e observou-se que muitas crianças nunca tinham “colocado a mão na massa”, isto é, não tinham ideia de como se faz um bolo ou do manejo de alimentos.

Na oficina de cheiros, o aroma do café foi o cheiro mais comentado, pois ativou lembranças familiares, proporcionando “um momento único”, de acordo com o relato da bolsista Gilciane Silva, além dos outros cheiros que remetiam ao carinho recebido até mesmo no ato de preparação dos alimentos, feito pelos pais e avós. E na oficina árvore das emoções foi proporcionado momentos de escuta. Segundo relatos, as crianças não queriam sair da oficina, pois demonstraram interesse em falar do que se sente e também de ouvir sobre o sentimento do colega.

A Supervisora Claudenice Luna parabenizou as pessoas envolvidas no ateliê, em especial as bolsistas do Pibid que desenvolveram as oficinas. Afirmou ainda que as acadêmicas estão preparadas para atuar em sua formação e deixou aberto o convite para ampliação do projeto ateliê atendendo outras turmas. E a professora da turma do 3º ano do ensino fundamental na escola parceira e supervisora do projeto, Jaqueline Penha, relatou que “as oficinas estão sendo muito bem desenvolvidas pelas acadêmicas do curso de Pedagogia do IFRO. Os alunos estão gostando bastante de participar das oficinas, ficaram muito felizes em poder desenvolver as atividades trazidas pelas acadêmicas de Pedagogia e com isso ajuda na integração dos alunos entre si, respeitando as diferenças de cada um deles”. Como avaliação geral, os participantes dizem que o projeto do Pibid “Ateliê de Boas-Vindas” contribuiu com a comunidade estudantil visando ao acolhimento dos alunos e a socialização de diferentes turmas.

 “A aprendizagem da docência também exige que o professor se prepare para conduzir momentos de socialização e de interação entre seus alunos. Os estudantes do Curso de Pedagogia que atuaram no Pibid Pedagogia 2022-2024, de forma tão excelente, com certeza serão profissionais que farão a diferença na vida de seus alunos e se destacarão na carreira docente”, afirmou a Professora Rosa Martins. Ela ainda agradeceu o apoio do Coordenador-Geral do Pibid no IFRO, Clever Reis, Coordenador do Curso de Pedagogia do Campus Porto Velho Zona Norte, Samuel Junio, dos gestores, professores, estudantes e pais da EMEF Antônio Ferreira, aos Pidianos Pedagogia e a todos que contribuíram para que o trabalho fosse realizado com sucesso.

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