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Finalizado o projeto “Biblioteca Escolar: Lugar de ação cultural e incentivo à leitura” do Campus Porto Velho Zona Norte

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 12h33 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 12h33 | Acessos: 204694

Biblioteca IFRO Sesc 1O projeto de extensão “Biblioteca Escolar: Lugar de ação cultural e incentivo à leitura” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, foi finalizado na sexta-feira, dia 4/11/2022. A ação contou com a parceria da equipe de cultura do SESC/RO, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Agostinho da Silva. O evento aconteceu no horário das 8h às 11h30, voltado para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Participaram aproximadamente 130 estudantes.

A Biblioteca Itinerante do SESC/RO levou atividades de contação de história, exposição literária do pintor Cândido Portinari, exibição de curtas e oficina de marcadores de páginas ministrada pelas bolsistas do projeto Gislaine de Oliveira e Everlândia Lopes da Rocha. O projeto de ação cultural e incentivo à leitura teve como objetivo sensibilizar professores, equipe pedagógica e gestora sobre a importância de desenvolver no ambiente escolar ações culturais, principalmente voltadas para o incentivo à leitura.

Segundo a Bibliotecária/Documentalista do IFRO Zona Norte, Célia Reis Sales, foi primordial a parceria, uma vez, que a escola não possui Biblioteca Escolar por falta de espaço físico e a presença do BiblioSESC possibilitou o contato das crianças com atividades lúdicas através da contação de histórias, exposição de arte, mostra de curtas e acesso à biblioteca e seu acervo.

 

Atividades

As bolsistas do projeto Everlândia Lopes da Rocha e Gislaine de Oliveira realizaram a oficina de marcadores de páginas sobre orientação da Bibliotecária Célia Reis, que coordena o projeto. A oficina foi realizada no pátio da escola em uma tenda que estava enfeitada com capas de livros impressas e frases de incentivo à leitura. Teve como objetivo ressaltar a importância da leitura e da preservação do livro que não deve ter suas páginas dobradas, amassadas, nem rabiscadas e o marcador auxilia o leitor. As turmas também foram conscientizadas durante a oficina sobre os benefícios do hábito da leitura, pois amplia o vocabulário, ajuda na escrita e estimula a criatividade.

Já a equipe do BiblioSESC que participou da culminância do projeto de extensão na escola foi composta por Rosivaldo Colares, Emily Lamarão, Jonathan Ignácio e João Leão. Eles exibiram o filme “Do verde ao barro”, em que uma família embarca numa viagem em busca de uma nova vida. A história se passa na comunidade de Nazaré, onde constroem uma relação de afeto, respeito e amor com a Amazônia. Em diferentes fases, a jornada de uma família muda conforme as águas de um rio. O segundo filme foi “Criatura Animação”, de 2021, mostrando Bruno, que depois de perder seu cãozinho de estimação, recebe a visita de uma criatura que virá a ser seu grande parceiro de aventuras. Zumbata é um enorme ciclope amarelo fruto da fértil imaginação do menino, e juntos vão descobrir que a vida real não basta.

Outra ação desenvolvida pelo SESC-RO foi a contação de história, composta pelos personagens literários “Menino Maluquinho”, de Ziraldo, e “Emília”, de Monteiro Lobato. A apresentação foi feita por Rosivaldo Colares e Emilly Lamarão, interagindo com os alunos e estimulando a leitura. O livro utilizado na apresentação foi “Falta um Parafuso na Cabeça do Robô”, do autor Marcus Cardeliquio.

Na “Exposição Portinari – O Bauzinho do Pintor”, a proposta educativa foi partilhada com público infantil, jovens, professores e acadêmicos. As reflexões e conhecimento sobre a obra de Portinari estavam inseridos em diversos contextos, aproximando de outras referências artísticas e explorando a interdisciplinaridade. As experiências geradas pela utilização do material propiciam o desenvolvimento do olhar estético e do senso crítico e colaboram na formação de um indivíduo apto a realizar novas leituras do mundo.

As turmas do período da manhã (cinco, do 1º ao 5º ano) participaram de todas as atividades realizadas na escola e ficaram encantados. O projeto proporcionou uma manhã regada de atividades culturais e lúdicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Agostinho da Silva. Assim, o incentivo e a promoção de momentos de atividades culturais no ambiente escolar sobre assuntos de interesse da comunidade, por meio de diversas iniciativas em torno da leitura, podem funcionar para instigar a curiosidade, estimular a pesquisa, o estudo e a busca por respostas em diferentes meios de informação a partir da intervenção pedagógica realizada na escola.

João Leão, funcionário do SESC-RO/unidade Porto Velho, falou sobre a importância da parceria entre IFRO e SESC-RO voltada para ações culturais e de incentivo à leitura e descreveu as atividades desenvolvidas pela equipe do BiblioSESC. “Essa parceria entre IFRO e SESC é de grande relevância, através dessas parcerias podemos levar programações de forma gratuita para as comunidades: Biblioteca, Cinema, Exposição de Artes Visuais e Contação de História. Sabemos que através da leitura construímos uma sociedade melhor. Desta forma o SESC leva para as comunidades o BiblioSESC que é uma unidade volante de biblioteca, que busca levar o acesso à leitura e ao livro para as pessoas que não tenham acesso à biblioteca, principalmente as crianças. O BiblioSESC é composto de livros, revistas, gibis e jornais de diversos assuntos totalizando mais de 2.500 obras. Instalado num caminhão adaptado, o projeto oferece gratuitamente os serviços de consulta local ao acervo e empréstimo de livros domiciliares”.

Para a Vice-Diretora da escola visitada, Francisca Freitas, “o projeto de incentivo à leitura é algo transformador e só vem a somar, transformando a comunidade escolar. A ideia envolve leitura, socialização, estímulo, criatividade e liberdade de expressão, incentivos por rodas de conversas literárias e acesso ao conhecimento, buscando garantir aos alunos uma maravilhosa formação. Esse projeto veio nos contagiar e impactou nossa comunidade escolar, pois, assim, veio transformar nossa comunidade, como comunidade leitora. Em cada aluno observamos o estímulo às diversas formas de contato com livros; propôs leitura silenciosa, compartilhada, contação de histórias e relação da literatura com cinema e teatro. O projeto de incentivo à literatura é inovador, transformador e tem a intenção de fomentar a prática da literatura diária em sala de aula, despertar no aluno o gosto pela leitura como fonte de conhecimento, troca de experiências e entretenimento, favorecendo, ainda, o envolvimento familiar, por meio da leitura de obras literárias. Veio somar, onde havia uma grande necessidade para nossa comunidade escolar”.

Nas palavras da Orientadora Escolar da EMEF Raimundo Agostinho da Silva, Luci Mary Corrêa Lopes, “a relevância do projeto é enorme. As crianças tiveram a oportunidade de transitar em uma biblioteca, conhecer outras possibilidades de ensino e vivenciar uma exposição e um cineminha extremamente elucidativo. Poder responder as questões levantadas pelos alunos a partir de situações que participaram foi gratificante. E a equipe do SESC fez toda diferença, sua gentileza, atenção, eles faziam questão de instigar os alunos a questionar o funcionamento de cada atividade, foi gratificante. A culminância não poderia ser melhor e regada de um lanche delicioso. Foi importante levar até a nossa escola que é extremamente carente em uma região afastada da parte central da cidade e por isso faz um efeito especial em todos”.

Acadêmica do Curso de Pedagogia do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte e bolsista do projeto, Everlândia Lopes da Rocha diz que o projeto foi “muito importante para que as crianças tenham acesso a ações de incentivo à leitura e de ação cultural dentro do ambiente escolar. E a experiência de participar como bolsista do projeto foi de muita importância, pois tive o conhecimento do projeto e tive a oportunidade de conhecer muitos autores pelos seus livros escritos. Tive conhecimento nas oficinas trabalhadas, conheci a escola e os alunos. A escola é simples, mas muito acolhedora”.

A também bolsista e acadêmica do Curso de Pedagogia do IFRO Zona Norte, Gislaine de Oliveira, ressaltou que “a experiência de apresentar e inserir a leitura na vida destas crianças é de suma importância, para que elas entendam desde cedo que a leitura pode fazer a diferença na realidade em que elas vivem”.

E a Diretora do Depex/IFRO/Zona Norte, Cleonete Martins de Aguiar, avalia que o projeto de extensão “Biblioteca escolar: lugar de ação cultural e incentivo à leitura” representa muito bem o papel da extensão no âmbito do IFRO Campus Zona Norte, de “ir além dos muros do Instituto, levar atividades lúdicas e educacionais e conhecimento para as comunidades em especial às comunidades vulneráveis. O projeto mostra por meio do lúdico a importância de uma biblioteca como espaço de acolhimento que aproxima os jovens do livro e da leitura, a biblioteca como um espaço de transformação. Este projeto, por exemplo, foi até uma escola da Zona Sul de Porto Velho, que não possui uma biblioteca escolar. Por meio de uma parceria, foi possível levar a Biblioteca Itinerante do SESC, onde muitos alunos tiveram uma experiência com uma biblioteca”.

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