Campus Porto Velho Zona Norte terá live para apresentação de editais da Assistência Estudantil

Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 11h21 | Última atualização em Quinta, 05 de Agosto de 2021, 13h02 | Acessos: 129424

Lives Caed Auxílios Nova dataO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, prepara lives para divulgar editais abertos da Assistência Estudantil. Os encontros virtuais abordarão o Auxílio para Aquisição de Equipamentos de Informática e o Programa de Auxílio à Permanência (Proap). Ambos estão com o período de inscrição aberto até o dia 15/8/2021. Para ter acesso aos editais acesse este LINK da Assistência Estudantil.

A primeira live do Edital 19/2021, que recebe inscrições do Proap, está prevista para ocorrer no dia 10/8, às 19 horas. Para participar do encontro é necessário se inscrever no link https://bit.ly/2021proap2.

No dia 12/8, às 19 horas, será realizada a live do Edital 20/2021, correspondente à Inclusão Digital – Aquisição de Equipamentos de Informática, a inscrição ocorre no link https://bit.ly/2021inclusãodigital2.

Os links das salas virtuais serão enviados no dia das lives nos e-mails registrados no ato da inscrição. “Será um momento importante para os estudantes tirarem suas dúvidas referentes ao processo de seleção, que, apesar de descrito no edital, acreditamos que este momento contribuirá para que as inscrições sejam finalizadas de forma mais completa”, explica a Coordenadora de Assistência ao Educando, Cleidilene Luiza dos Santos.

Cleidilene, que é Enfermeira e está à frente da Caed (Coordenação de Assistência ao Educando), compreende que é necessário ir “orientando os estudantes a apresentarem a documentação e os anexos de fato exigidos em edital, e atendendo aos critérios, para que desta forma possam ser contemplados com o auxílio financeiro estudantil”.

Editais abertos

O Edital Proap (19/2021) é destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de auxílio para contribuir com sua alimentação, transporte, entre outras que possam interferir na permanência e conclusão do curso no IFRO. Já o Edital 20/2021 é referente à formação de cadastro reserva para o auxílio de Inclusão Digital, na modalidade de concessão de auxílio financeiro para aquisição de equipamentos de informática: computador pessoal desktop ou computador portátil (notebook, netbook ou tablet), destinados à realização de atividades pedagógicas de ensino. O auxílio a ser concedido para aquisição de equipamento de informática é no valor de R$ 1.350,00.

O objetivo é atender estudantes matriculados nos cursos técnicos e de graduação ofertados pelo Campus Porto Velho Zona Norte em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a fim de que possam ter acesso aos meios que promovam a inclusão digital, para a realização das atividades escolares não presenciais devido ao período de pandemia. No Edital 20/2021 terão prioridade os estudantes dos cursos presenciais, e somente após o atendimento destes e havendo disponibilidade orçamentária será possível o atendimento dos estudantes de cursos não presenciais.

Para contribuir no processo de inscrição, é que foram previstas as lives específicas para os estudantes tirarem dúvidas e compreender melhor o processo de seleção por meio do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

Os contatos para mais informações são Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assistência Estudantil

Com a pandemia de covid-19, ficaram evidenciadas desigualdades sociais existentes em diversas regiões do país, com a suspensão das atividades presenciais e início das atividades de ensino de forma remota, a assistência estudantil foi decisiva para garantir a permanência e êxito dos alunos socioeconomicamente vulneráveis em seus cursos. No âmbito do Instituto Federal de Rondônia, são ofertados programas de Assistência Estudantil instituídos pela Resolução 23/2018, o Regulamento dos Programas de Assistência Estudantil (Repae) e os programas instituídos pela Resolução 29/2020, atualizada pela Resolução 2/2021, que trata dos Programas de Auxílios Excepcionais.

No IFRO Campus Porto Velho Zona Norte a Assistência Estudantil é desenvolvida por uma equipe multiprofissional composta por Assistentes de Alunos, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo, Psicopedagoga e Tradutora Intérprete de Libras. No primeiro semestre de 2021, o campus investiu R$ 132.231,41 reais, contribuindo para que 190 estudantes, do ensino presencial e da educação a distância das modalidades concomitante, subsequente ou graduação, permanecessem no curso.

Dentre os programas de Assistência Estudantil ofertados, há exemplos como o Prosapex (Programa de Atenção à Saúde e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão), que envolvem ações de apoio ao ensino que não há vínculo com recurso financeiro, porém, há o atendimento Psicológico, do Serviço Social e da Enfermagem, no qual prestam atendimentos específicos da área que possam vir a contribuir para o desenvolvimento e permanência dos estudantes nos cursos.

Inscrições

Para inscrição na live do Edital 19/2021, no dia 10/8, às 19h, pode ser feita neste link: https://bit.ly/2021proap2

Para inscrição na live do Edital 20/2021, em 12/8, às 19h, pode ser feita neste link: https://bit.ly/2021inclusãodigital2

• Lives-Caed---Auxílios-Nova-data