Alunos do Curso Técnico em Administração participam do Projeto de Ensino “Empreendedor na prática”

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 08h53 | Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 08h53 | Acessos: 128545

apresentacao finalEstudantes do Curso Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participaram entre os meses de junho e julho da 3ª edição do Projeto de Ensino “Empreendedor na prática”. O projeto objetivou desenvolver o lado de inovação e empreendedorismo dos alunos, mesmo de forma remota, utilizando os conteúdos trabalhados na disciplina de Projetos Empresariais.

Durante o projeto, a turma foi dividida em 3 equipes, as quais desenvolveram 3 modelos de negócios empresariais no ramo alimentício: hamburgueria, pizzaria e açaiteria. Em uma das etapas os alunos elaboraram uma pesquisa de mercado, por meio do Google Forms. A pesquisa foi aplicada a comunidade externa, entre os dias 25 a 28 de junho, e teve mais de 700 participações.

Outra etapa importante do projeto foram as lives com a participação de empreendedores locais. Os encontros virtuais aconteceram nos dias 28 e 30 de junho e contaram com a participação da empreendedora Juliana Rocha, da Sweet Dreams (uma confeitaria saudável que funciona de forma delivery na cidade de Porto Velho) e do empreendedor Artur Simpson das Lenhas Errió, que distribui lenhas para churrasco em todo o estado de Rondônia e que tem, agora, também alcançado outras regiões do Brasil.

Por fim, no dia 02 de julho, as equipes apresentaram a ideia empreendedora desenvolvida durante o projeto, com o plano de negócios, identidade visual (logos) e um cardápio personalizado de acordo com a opinião do público que colaborou na pesquisa de mercado.

Para o professor Guilherme Tadaki, que também é o coordenador do curso Técnico em Administração, o Projeto foi muito motivador, pois os alunos superaram as expectativas e foram muito além da proposta. “Mesmo diante de um cenário como o da atual pandemia e suas inúmeras dificuldades, os alunos compraram a ideia e se dedicaram muito, inclusive aos finais de semana, para cumprir os prazos e objetivos propostos. Os alunos estão de parabéns e demonstraram possuir habilidades empreendedoras, aplicando os conhecimentos adquiridos na disciplina de Projetos Empresariais. Foi uma experiência fantásticas e muito emocionante”, relatou.

Segundo Juliana Rocha Miranda, da Sweet Dreams, empreender vai além de criar uma marca. “Empreender é entrega, dedicação, é acreditar que você é o melhor naquilo que você faz, que ninguém faz o que você faz, independente de inúmeros concorrentes, você precisa acreditar em você! Acreditar que você é capaz de começar algo pequeno, mas projetar algo grande”, comentou.

A Cleciane Ferreira Padilha Lelis, discente do Curso Técnico em Administração Subsequente, aprovou o projeto, apontando a participação de todos os alunos nas atividades propostas. “Levei o negócio tão a sério, as lives eram esperadas com ansiedade, esse projeto veio como um estalo pra mim, a preparação foi muito boa. Quando o professor deu a opção de termos avaliação em forma de projeto, lembro que fui a primeira a manifestar meu interesse pelo projeto em vez de avaliação normal como de costume, cada passo a passo, eu prestava muita atenção e quando tivemos a participação de empreendedores nos explicando como começaram e como deram o sangue pelas suas empresas foi como um gás pra mim. Desde o início do roteiro do projeto, vi que eu não poderia mais ficar parada, precisava fazer alguma coisa diferente na minha vida, e digo mais... já iniciei um empreendimento, agora com uma visão mais ampla, conhecimento e exemplos”, contou a estudante.

Alice Soares Santiago Pimentel, discente do Curso Técnico em Administração Subsequente, também fez sua avaliação sobre o projeto. “Eu adorei! As lives foram muito explicativas, dinâmicas, houve muita interação dos alunos, além de que a explicação da matéria e das etapas do projeto foram muito boas”, resumiu.

Para a discente Isabel Martins das Chagas, o Projeto Empreendedor na Prática ampliou sua visão sobre o que é uma empresa. “No desenvolvimento no projeto não só aprendemos como criar uma empresa do zero, definindo razão social, ramo, missão, visão, valores, logotipo, cardápio, cargos, equipamentos necessários para começar o trabalho e capital social, mas também fizemos uma pesquisa de mercado para ver se o produto ou serviço é viável e ainda buscamos saber quem eram os nossos concorrentes. Dessa forma, pude perceber na prática como se dá o desenvolver de uma empresa até chegar efetivamente no mercado. Essa experiência foi muito marcante, pois adquiri conhecimentos que levarei para a vida toda”, narrou a estudante.

De acordo com a aluna Salete do Carmo Gomes, o projeto de ensino empreendedor na prática, foi de grande importância para o crescimento acadêmico dos participantes. “Pois, observamos que a jornada empreendedora requer muita atenção, inspiração e criatividade, nos deparamos com alguns desafios para o desenvolvimento do projeto, porém a automotivação, o comprometimento e sobretudo a perseverança, foram o combustível diário para a elaboração”, opinou.

• Imagem1
  • Imagem2