Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso Técnico em Administração participam do Projeto de Ensino “Empreendedor na prática”

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 08h53 | Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 08h53 | Acessos: 128489

apresentacao finalEstudantes do Curso Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participaram entre os meses de junho e julho da 3ª edição do Projeto de Ensino “Empreendedor na prática”. O projeto objetivou desenvolver o lado de inovação e empreendedorismo dos alunos, mesmo de forma remota, utilizando os conteúdos trabalhados na disciplina de Projetos Empresariais.

Durante o projeto, a turma foi dividida em 3 equipes, as quais desenvolveram 3 modelos de negócios empresariais no ramo alimentício: hamburgueria, pizzaria e açaiteria. Em uma das etapas os alunos elaboraram uma pesquisa de mercado, por meio do Google Forms. A pesquisa foi aplicada a comunidade externa, entre os dias 25 a 28 de junho, e teve mais de 700 participações.

Outra etapa importante do projeto foram as lives com a participação de empreendedores locais. Os encontros virtuais aconteceram nos dias 28 e 30 de junho e contaram com a participação da empreendedora Juliana Rocha, da Sweet Dreams (uma confeitaria saudável que funciona de forma delivery na cidade de Porto Velho) e do empreendedor Artur Simpson das Lenhas Errió, que distribui lenhas para churrasco em todo o estado de Rondônia e que tem, agora, também alcançado outras regiões do Brasil.

Por fim, no dia 02 de julho, as equipes apresentaram a ideia empreendedora desenvolvida durante o projeto, com o plano de negócios, identidade visual (logos) e um cardápio personalizado de acordo com a opinião do público que colaborou na pesquisa de mercado.

Para o professor Guilherme Tadaki, que também é o coordenador do curso Técnico em Administração, o Projeto foi muito motivador, pois os alunos superaram as expectativas e foram muito além da proposta. “Mesmo diante de um cenário como o da atual pandemia e suas inúmeras dificuldades, os alunos compraram a ideia e se dedicaram muito, inclusive aos finais de semana, para cumprir os prazos e objetivos propostos. Os alunos estão de parabéns e demonstraram possuir habilidades empreendedoras, aplicando os conhecimentos adquiridos na disciplina de Projetos Empresariais. Foi uma experiência fantásticas e muito emocionante”, relatou.

Segundo Juliana Rocha Miranda, da Sweet Dreams, empreender vai além de criar uma marca. “Empreender é entrega, dedicação, é acreditar que você é o melhor naquilo que você faz, que ninguém faz o que você faz, independente de inúmeros concorrentes, você precisa acreditar em você! Acreditar que você é capaz de começar algo pequeno, mas projetar algo grande”, comentou.  

A Cleciane Ferreira Padilha Lelis, discente do Curso Técnico em Administração Subsequente, aprovou o projeto, apontando a participação de todos os alunos nas atividades propostas. “Levei o negócio tão a sério, as lives eram esperadas com ansiedade, esse projeto veio como um estalo pra mim, a preparação foi muito boa. Quando o professor deu a opção de termos avaliação em forma de projeto, lembro que fui a primeira a manifestar meu interesse pelo projeto em vez de avaliação normal como de costume, cada passo a passo, eu prestava muita atenção e quando tivemos a participação de empreendedores nos explicando como começaram e como deram o sangue pelas suas empresas foi como um gás pra mim. Desde o início do roteiro do projeto, vi que eu não poderia mais ficar parada, precisava fazer alguma coisa diferente na minha vida, e digo mais... já iniciei um empreendimento, agora com uma visão mais ampla, conhecimento e exemplos”, contou a estudante.

Alice Soares Santiago Pimentel, discente do Curso Técnico em Administração Subsequente, também fez sua avaliação sobre o projeto. “Eu adorei! As lives foram muito explicativas, dinâmicas, houve muita interação dos alunos, além de que a explicação da matéria e das etapas do projeto foram muito boas”, resumiu.

Para a discente Isabel Martins das Chagas, o Projeto Empreendedor na Prática ampliou sua visão sobre o que é uma empresa. “No desenvolvimento no projeto não só aprendemos como criar uma empresa do zero, definindo razão social, ramo, missão, visão, valores, logotipo, cardápio, cargos, equipamentos necessários para começar o trabalho e capital social, mas também fizemos uma pesquisa de mercado para ver se o produto ou serviço é viável e ainda buscamos saber quem eram os nossos concorrentes. Dessa forma, pude perceber na prática como se dá o desenvolver de uma empresa até chegar efetivamente no mercado. Essa experiência foi muito marcante, pois adquiri conhecimentos que levarei para a vida toda”, narrou a estudante.

De acordo com a aluna Salete do Carmo Gomes, o projeto de ensino empreendedor na prática, foi de grande importância para o crescimento acadêmico dos participantes. “Pois, observamos que a jornada empreendedora requer muita atenção, inspiração e criatividade, nos deparamos com alguns desafios para o desenvolvimento do projeto, porém a automotivação, o comprometimento e sobretudo a perseverança, foram o combustível diário para a elaboração”, opinou.

  • Imagem1
  • Imagem2
  • apresentacao_final
  • banner_live_1
  • banner_live_2
  • foto_live_1
  • foto_live_2
  • imagem_3
  • imagem_4
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.