Colônia de pescadores de Candeias do Jamari contará com ações de projeto de extensão do Campus Porto Velho Zona Norte

Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 18h10 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 17h09 | Acessos: 126156

Campus Porto Velho Zona Norte Projeto de Extensão

Um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, pretende apresentar o diagnóstico e prognóstico do funcionamento e modo de gestão de uma comunidade de pescadores de Candeias do Jamari, a partir da governança colaborativa, com mapeamento estrutural e processual da comunidade, focalizando gestão, governança e operação dessa coletividade, particularmente em relação ao aperfeiçoamento de seu desempenho e sustentabilidade social e econômica.

O projeto intitulado " Governança e Gestão da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-6 de Candeias do Jamari — RO"  foi aprovado no Edital nº 14/2020/REIT - PROEX/IFRO - Edital de Seleção de Projetos de Fortalecimento de Comunidades Tradicionais e Sustentabilidade Ambiental.   Segundo a professora responsável pela proposta extensionista, Angelina Licório, trata-se de um projeto construído por três Instituições de Ensino: IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Paulista (UNIP).  “E a ideia é, com o know how  da equipe das três instituições deixar uma contribuição de visão relacional de rede, a partir da modelagem de uma governança colaborativa com sustentabilidade econômica e social para a Colônia de Pescadores”, destaca a docente.

Início da proposta

Angelina explica que a proposta surgiu quando lecionava aula de Governança Corporativa para o MBA em Cooperativismo, e convidou os parceiros da UNIP e USCS para participarem de uma Mesa Redonda com os alunos. “A partir desse contato começamos a conversar sobre o sucesso das cooperativas RECA, COOPJIRAU e SICOOB e resolvemos começar a escrever um Projeto de Intervenção para a Colônia de Pescadores de Candeias, cujos filhos são nossos alunos. Nessa discussão conseguimos o apoio da Pró-Reitora de Pesquisa da USCS, professora Maria do Carmo Romeiro e da professora Raquel da Silva Pereira, doutoras do Stricto Sensu em Administração da USCS. Pelo Campus contamos com os professores Carlo Filipe, Marcos Borchardt, Carlos Picanço, Eliana Calegari, Adriana e eu, além do estudante Diego Alexandre. Com a oportunidade do EDITAL Nº 14/2020/REIT - PROEX/IFRO,  submetemos nosso projeto que está orientado para o mapeamento estrutural e processual de uma comunidade ribeirinha (Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-6 de Candeias do Jamari e seu entorno), focalizando gestão, governança e operação dessa coletividade, particularmente em relação ao aperfeiçoamento de seu desempenho e sustentabilidade social e econômica”, detalha.

O projeto

Trata-se de um relevante projeto focado no desenvolvimento, correção, aplicação e avaliação de funcionalidade de modelos conceituais, como plataformas de soluções e matrizes de gestão para os problemas de sustentabilidade, social e econômico relacionados à atividade econômica de subsistência, em especial, nessa pesquisa, a pesca. Este projeto macro contempla diversos projetos setoriais que se dividem em várias etapas, e ao final esperamos como resultados, entre outros, o avanço do conhecimento sobre governança, gestão e programas de fomento orientadas para a sustentabilidade de comunidades populares, em particular, sobre o conceito de governança colaborativa como eixo organizações associativistas e, o desenvolvimento de competências e aperfeiçoamento coletivo dos envolvidos com a atividade pesqueira na Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-6 de Candeias do Jamari, região metropolitana de Porto Velho, em Rondônia.

Primeira Reunião

No dia 27 de novembro foi realizada a primeira reunião de trabalho, que contou com a participação do Diretor de Ensino do Campus, professor  Valdeson Amaro, professores Angelina Licório, Carlo Filipe, Marcos Borchardt e o estudante Diego Alexandre, com a participação da Pró-Reitora de Pesquisa da USCS, professora Maria do Carmo Romeiro e professora Raquel Pereira do Stricto Sensu da USCS e com os professores Renato Telles e Ernesto Giglio do Stricto Sensu da UNIP, e com o doutorando da USCS, Eison Hamaji, todos integrantes da equipe e autores do projeto. “Esta reunião foi um marco para um projeto que contempla significativas contribuições para a  comunidade de pescadores”, frisa Angelina.