Pós-Graduandos do Campus Zona Norte participam de aula sobre Plano Diretor do Município de Porto Velho

Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 19h32 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 19h38 | Acessos: 111965

Campus Zona Norte Pós graduação

Acadêmicos da Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública (Turma 2020/1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, participaram no dia 24 de novembro de uma aula com a participação especial de servidores da SEMPOG (Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão). Os convidados Rafael Ranconi (Engenheiro ambiental) e Camila Loss (Engenheira Civil) apresentaram aos 24 pós-graduandos o Plano Diretor do Município de Porto Velho.

A atividade fez parte da disciplina “Planejamento, Plano Diretor e Gestão de Projetos” e teve como objetivo proporcionar aos alunos o compartilhamento de experiências práticas acerca da formulação/revisão do Plano Diretor, bem como reforçar a sua importância para o desenvolvimento do município, conforme explicou o professor da pós-graduação, Guilherme Tadaki. “A participação da Camila e do Rafael em nossa aula especial foi uma experiência riquíssima e acrescentou muito a vida dos nossos acadêmicos. As informações compartilhadas desde as primeiras experiências com o Plano Diretor Participativo de Porto Velho até as ações presentes e futuras deste importante instrumento da Gestão Pública foi um fator primordial para o encerramento da nossa disciplina. Ações como esta são importantíssimas para um bom resultado no processo de ensino-aprendizagem. Rendeu um ótimo resultado, mesmo em período de aulas remotas por meio da EaD, devido à atual pandemia da COVID-19, já estou quase batizando de ‘Visita Técnica Invertida’”, explicou o docente.

Para a acadêmica Rozana Santos o que mais chamou atenção na aula foi a quantidade de estudos disponíveis na home page da SEMPOG sobre o Plano Diretor. “São tantas informações que seria interessante uns 40 minutos só para demonstrar o que tem disponível nessa página. Isso para mim foi marcante. Já compartilhei com meus grupos técnicos de trabalho esse caminho para buscar informações acerca do plano diretor, saneamento e outros assuntos. Às vezes temos as informações mas não sabemos como captá-las. Agora sei”, comentou.

A pós-graduanda Angelina Gomes comentou que tem experiência em Planejamento Estratégico do Judiciário, e “[...] confesso que fiquei encantada com tantas informações e aprendizado que Camila Loss e Rafael Ranconi nos contemplaram. Eu poderia aqui discorrer muitos apontamentos e me delongar por muito tempo, mas pontuarei a metodologia, pois além de trazer o público-alvo para dentro do contexto, é eficaz, uma vez que esta forma participativa alcança as comunidades dos distritos de Porto Velho em especial áreas ribeirinhas e adjancências, com o intuito de fazer com que elas se sintam parte e a instituição conheça seus clamores por meio de audiências públicas. Muito me chamou atenção a quantidade de participantes nas audiências, digo isto, em experiência com esta modalidade no judiciário e ainda não temos todo esse alcance. Trabalho como este precisa ter  plano de comunicação mais robusto para a sociedade do Município de Porto Velho conhecer e participar com mais veemência”, disse.

O Engenheiro Ambiental Rafael Ranconi Bezerra, que atua no Departamento de Planejamento Institucional e Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPOG) , destacou que o compartilhamento de informação sempre traz um bom sentimento, pois é troca de saberes. “Mas falar sobre o Plano Diretor Participativo de Porto Velho é muito mais gratificante, porque me traz a oportunidade de passar o esforço empreendido pela equipe técnica da Prefeitura de Porto Velho em conjunto com a sociedade civil. Além de disso, trazer a oportunidade de a população saber o que vem a ser planejamento urbano, política de urbanização e ambiental impulsiona a seguir cada vez mais com a construção dessa agenda no Município de Porto Velho”, relatou.

Camila Fávero Loss Prestes, Engenheira Civil e Gerente da Divisão de Acompanhamento, Monitoramento, Execução e Avaliação do Plano Diretor – DPD no Departamento de Planejamento Institucional e Gestão Estratégica (DPGE) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPOG), reforçou que falar sobre o Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho (PDPM) é sempre muito satisfatório, “[...] porque temos a chance de expor para mais cidadãos todo o trabalho que tem sido desenvolvido desde 2018, muitas particularidades e informações do Município, e aprimorar nossos conhecimentos acerca de Porto Velho na interação com os estudantes e munícipes. O plano diretor, como o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, quando devidamente implementado, tem potencial de mudar consideravelmente a situação e o ritmo de desenvolvimento do Município”.

• Campus_Zona_Norte_-_Pós-graduação
  • Campus_Zona_Norte_-_Pós-graduação_1