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Projeto “Arkhitekton” é opção de aprendizado em período de distanciamento social em Vilhena

Publicado: Sexta, 05 de Junho de 2020, 14h10 | Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2020, 14h11 | Acessos: 79317


Campus Vilhena Projeto nas mídias sociais 1
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, o Projeto de extensão “Arkhitekton: História, Arte e Arquitetura em período de quarentena” tem realizado uma série de lives no Instagram. As transmissões ao vivo são abertas a toda a comunidade, visando proporcionar diálogos e aprendizado sobre temáticas relacionadas à arquitetura, estética, história, arte e patrimônio histórico.

Idealizado pelos professores Eder Diniz e Juliano Fischer, com a colaboração da estudante de arquitetura Kaisa Helen Queiroz Santos, o objetivo inicial do projeto era oferecer aos acadêmicos de Arquitetura subsídios teóricos, práticas e experiências de diferentes profissionais, complementando assuntos que são abordados em sala de aula.

Entretanto, por conta da diversidade de assuntos e da forma participativa como os encontros são elaborados, optou-se por estender o alcance do projeto a toda a comunidade que se interesse pelos temas. Os participantes podem interagir fazendo perguntas e comentários.

A cada live um novo tema é abordado através da participação de um colaborador externo diferente e dessa forma diversas áreas do conhecimento são abrangidas. Já participaram o professor Carlos Alvarenga, formado em História, poeta e professor de Português e Língua Estrangeira na Espanha; a arquiteta mato-grossense Maria Barbara Thame Guimarães, mestranda em patrimônio cultural; o arquiteto paulista Carlos Navero, especialista em garimpo de mobiliário brasileiro e arte; Jeane Aparecida Rombi, doutora em Arquitetura e Urbanismo; o professor mestre em História da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), Carlos Edinei de Oliveira; e a pesquisadora e coordenadora do Centro de Pesquisa e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, Maria Oliveira.

Eder explicou que as lives já realizadas estão disponíveis no Youtube, no canal do professor Juliano. “Nessas transmissões abordamos introdutoriamente diversas áreas que muitas vezes não temos conhecimento e assim podemos proporcionar novas perspectivas e novas experiências, para que os participantes possam conhecer aspectos relevantes da arte, história, arquitetura e estética”.

Segundo o docente, o projeto recebeu um feedback tão positivo que, a pedido dos participantes, em breve terá uma nova fase, com novos ministrantes e mais alguns encontros virtuais previstos: “Com isso, o nosso principal objetivo é instigar as pessoas a conhecerem novos temas, a pesquisar, se inteirar e interagir, além de contribuir para que os profissionais possam divulgar os trabalhos interessantes que desenvolvem e que muitas vezes não conhecemos”, explicou Eder.

Para acessar o canal do Youtube, clique AQUI.

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