Convênio entre IFRO Campus Vilhena e Hemocentro cria possibilidades para colaboração mútua

Publicado: Sexta, 15 de Mai de 2020, 16h46 | Última atualização em Sexta, 15 de Mai de 2020, 17h41 | Acessos: 80709

Campus Vilhena Convênio 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, assinou no dia 12 de maio um termo de cooperação técnica com o Hemocentro Regional de Vilhena (FHEMERON). A iniciativa é mais uma medida adotada pela unidade para auxiliar no combate à COVID-19 e estreia um relacionamento que abre diversas possibilidades para colaboração mútua.

O professor Aremilson Oliveira, Diretor-Geral do Campus, explicou que, em princípio, a parceria fará o fornecimento de EPIs para os profissionais de saúde da unidade, mas ao longo do tempo cria a possibilidade para que alunos da unidade, dos mais diversos cursos, possam praticar os aprendizados e desenvolver soluções que tenham o objetivo de colaborar com os trabalhos do Hemocentro e, consequentemente, com a saúde da comunidade. “A assinatura desse termo hoje abre portas para que possamos desenvolver diversos projetos no futuro”, reforçou o gestor.

Já na assinatura do convênio, foram entregues 30 máscaras faceshields (escudos faciais), confeccionadas em impressora 3D, pelo professor do Campus, Roberto Guimarães. Ele explicou que os escudos são higienizáveis e por isso podem ser reutilizados e que, quando o acetado que cobre o rosto apresentar danos decorrentes do uso, pode ser facilmente substituído, aumentando a vida útil do equipamento. Ele complementou dizendo que “[...] no nosso processo construtivo, nós pensamos também na ergonomia e no conforto dos profissionais, por isso estão sendo produzidos escudos mais leves. Entendemos que, mais do que ninguém, quem está hoje na área de saúde precisa se precaver, porque temos visto que são parte do grupo que mais está se contaminando com a COVID-19”.

A enfermeira Karla Pimenta Frigeri, que esteve presente na assinatura, manifestou a importância desses itens para os profissionais da unidade de saúde. “É um misto de sentimentos, temos uma gratidão enorme pelas parcerias que estão sendo feitas, a gente sabe o risco que os profissionais da saúde correm todos os dias pela dimensão que este vírus está tomando, então todo EPI é muito bem-vindo, e ficamos felizes em ver os detalhes. Temos certeza que todos os profissionais vão ficar muito satisfeitos, lisonjeados, acolhidos mesmo, se sentindo cuidados. Por isso com certeza vocês atingiram os objetivos não só da sociedade de uma forma geral, mas dos profissionais que vão se sentir muito valorizados com essa cooperação”, comentou.

• Campus_Vilhena_-_Convênio_1
  • Campus_Vilhena_-_Convênio_2