Discentes do Campus Vilhena passam a receber atendimento da assistência ao educando através do AVA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, criou um atendimento diferenciado on-line para assistência ao educando. Diante do cenário de pandemia, seguindo as recomendações das autoridades de saúde, as atividades presenciais estão suspensas em todo o IFRO desde o dia 18 de março (Portaria nº 519 CGAB/IFRO), entretanto, o calendário acadêmico não foi paralisado graças à utilização do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que permite a realização de aulas a distância.
A manutenção das aulas exige que os demais serviços continuem em funcionamento, uma vez que dão suporte ao ensino e, por isso, todos os outros setores e profissionais do Campus Vilhena se adaptaram e trabalham de forma remota. A Coordenação de Assistência ao Educando, composta por uma equipe multiprofissional responsável por executar ações de assistência estudantil e assessoramento pedagógico que objetivam o desenvolvimento físico, psíquico e social dos discentes do campus, implantou uma estratégia inovadora e descomplicada para oferecer auxílio aos discentes durante as aulas remotas.
A solução encontrada foi a criação de um canal de comunicação através do AVA, em que os alunos passam a ter acesso a materiais e dicas enviados pelo setor e também podem enviar suas demandas especificamente para cada profissional que integra a coordenação. Assim, todos os discentes podem utilizar a mesma plataforma empregada para as aulas para receber orientações das psicólogas, do assistente social, da enfermeira, da orientadora e dos assistentes de alunos.
Disponível desde o dia 26 de março, o canal garante a continuidade do atendimento aos discentes. O aluno pode deixar recados em qualquer horário e também pode falar on-line com os profissionais todos os dias, de segunda a sexta, das 14h30 às 16h30.
A coordenadora do setor, Licimara Nicola, comentou que “[...] entre várias estratégias que já utilizamos, como telefone, e-mail e WhatsApp, acreditamos que a criação do canal para a CAED no AVA possibilita estar mais perto dos nossos alunos, pois é um instrumento que eles já conhecem e utilizam todos os dias para desenvolver as atividades, então é importante a CAED também estar lá porque facilita o nosso contato”.
Redes Sociais