Projeto “(Re)leituras estético-históricas entre Arte e Arquitetura” conclui atividades em Vilhena
O projeto “(Re)leituras estético-históricas entre Arte e Arquitetura” foi concluído com apresentações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. A data escolhida para o encerramento foi 21 de novembro, onde a turma do segundo ano de Arquitetura e Urbanismo apresentou os trabalhos desenvolvidos.
Orientado pelo professor da disciplina de Estética e História da Arte, Eder Diniz, juntamente com o professor Rodrigo Back e a professora Fernanda Oliveira, o projeto estimulou os acadêmicos a lançarem um olhar artístico e contemporâneo sobre importantes obras históricas da humanidade.
Divididos em grupos, os alunos soltaram a criatividade e recriaram obras e monumentos como o Parthenon, Torre Eiffel e Stonehenge. O professor Eder explicou que, para os alunos, esse olhar crítico para o passado é importante para que possam aprender, analisar e se inspirar, além de perceber as contribuições da arquitetura para a história.
A comunidade externa participou do evento de diversas formas. Arquitetos renomados e a presidente da Fundação Cultural de Vilhena foram avaliadores dos trabalhos desenvolvidos e grupos locais fizeram apresentações de música, teatro, dança e capoeira, fortalecendo ainda mais as parcerias do Campus com a sociedade.
“Com este projeto pretendemos provocar, mexer, fascinar, encontrar e desencontrar e principalmente subverter. Por isso as releituras estéticas e históricas entre arte e arquitetura tiveram essa finalidade de mexer com o público, fazê-lo refletir, em momentos de aprendizagens lúdicas. O público pode apreciar as criações e recriações artísticas permitindo um aprendizado e uma comunicação com os objetos a sua volta, produzindo novas histórias, significados e aprendizagens”, concluiu Eder.
Redes Sociais