I Colóquio De Licenciaturas UNIR – IFRO é realizado em Vilhena

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 15h19 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 15h24 | Acessos: 88834

Campus Vilhena Colóquio 9

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campi Vilhena e Colorado do Oeste realizaram, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia, Campus de Vilhena, o I Colóquio De Licenciaturas UNIR – IFRO (CLIC). O evento, interdisciplinar e interinstitucional, ocorreu nos dias 07 e 8 de novembro nos campi da UNIR e do IFRO em Vilhena e teve como tema “Programas Residência Pedagógica e Pibid em Cena”, tratando da formação docente inicial, mais especificamente dos cursos de licenciatura em Biologia, Letras e Matemática, da UNIR, Campus de Vilhena, e do IFRO, Campi Vilhena e Colorado do Oeste.

O objetivo foi partilhar os resultados alcançados no âmbito do Programa Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), ambos da Capes, criando espaços de interlocução entre a Universidade e a Escola de Educação Básica.

Um dos idealizadores da iniciativa, o professor Edilberto Syryczyk (do IFRO Campus Vilhena), explicou que o evento contou, além da exposição de banners, com diversas palestras e mesas-redondas que ocorreram na UNIR (período vespertino) e no IFRO (período noturno). “Pôde participar do evento toda a comunidade interessada em conversar ou debater com o propósito de elucidar alguma dúvida e agregar diversas opiniões relacionadas à prática profissional docente”, falou.

Thalymayra Godoy, acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática do IFRO Campus Vilhena, comentou que “[...] para mim o I CLIC foi maravilhoso, pois pude adquirir vários conhecimentos tanto na minha área como em outras também porque tinha as exposições de projetos nos banners. Como participei do PIBID e estava com meu banner exposto pude compartilhar o que tinha feito também e trocar ideias com pessoas que ali passavam e perguntavam a respeito. Vejo que a cada congresso e evento que participo enriquece não só meu currículo como também minha formação, e o I CLIC não fica de fora. Sempre digo que é importante haver comunicação entre ambas disciplinas e o Colóquio proporcionou isso, visto que tinha pessoas de língua portuguesa, biologia e matemática. Durante minha exposição conversei com um professor de biologia e falamos da questão dessa interdisciplinaridade onde o mesmo disse que para ensinar genética usa-se matemática! O evento é isso, é troca de conhecimentos e experiências, e participar dele foi muito gratificante!”

• Campus_Vilhena_-_Colóquio_1
  • Campus_Vilhena_-_Colóquio_10