Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada no Campus Vilhena

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 09h34 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 09h34 | Acessos: 48342

SNCT em Vilhena 10No período de 16 a 19 de outubro, estudantes de todos os cursos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento ocorreu juntamente com a Semana de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a Feira de Estágios, Empregos e Negócios e a Feira de Eletromecânica.

Os quatro dias de evento foram palco para diversas atividades, divididas entre os três turnos, possibilitando aos estudantes ampliar conhecimentos e despertar interesses por novas áreas. Segundo o Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Elias de Oliveira, “desejamos que as atividades tenham contribuído com o crescimento de todos na mesma medida em que a participação de todos contribuiu para o engrandecimento deste campus”.

A Semana também teve presença da comunidade externa. Empresários e representantes de instituições parceiras públicas e privadas foram recebidos na Feira de Estágios, Empregos e Negócios, destinada a fortalecer o relacionamento da instituição com o setor produtivo e a sociedade local. Alunos de outras escolas e faculdades visitaram o campus para participar de minicursos e para conhecer os projetos criados e desenvolvidos pelos alunos para a Feira de Eletromecânica.

A programação voltada à Semana de Análise e Desenvolvimento de Sistemas agregou os estudantes de ADS do Campus Vilhena e de Engenharia da Computação da UNESC/Vilhena em vários minicursos específicos para a área de informática. A Fanfarra da Escola Marechal Rondon apresentou-se à comunidade interna e aos visitantes, proporcionando momento de integração entre instituições. Ainda compuseram a programação palestras, oficinas, mesas redondas, minicursos e exposição de trabalhos.

Conforme os organizadores, diversos profissionais de Vilhena e de outros municípios do estado compartilharam experiências e conhecimentos, transformando o evento em uma fonte de irradiação de saberes e de práticas exitosas. Também foi oportunizado o protagonismo estudantil. Os discentes puderam oferecer minicursos e oficinas, acolheram e conduziram visitantes, participaram ativamente da organização do evento, atuando como monitores, cujo desempenho foi elogiado por todos os participantes pela responsabilidade e proatividade.

Monitora de evento pela primeira vez, Lorrayne Fabiane Scrupak Ravagnani, do Curso Técnico em Edificações, comentou: “a princípio me inscrevi na monitoria sem saber muito bem do que se tratava, mas no decorrer dos preparativos do evento fui me interessando, me dedicando e me empenhando cada vez mais. A experiência pra mim foi maravilhosa, conheci pessoas novas, pude mostrar um pouco mais de mim, exercitar meu espírito de liderança e eu recebi muitos elogios de professores. O que eu mais gostei do evento? Bom, eu diria que as palestras, elas abordaram temas maravilhosos, foram vários conhecimentos novos com o evento. Estou simplesmente empolgadíssima para o evento do próximo ano, para poder dar o meu melhor e ajudar todos da melhor forma possível”.

O presidente da comissão organizadora da SNCT no Campus Vilhena, Gustavo José Farias, comenta que “a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é importante para os alunos porque possibilita o contato com assuntos científicos e sociais que normalmente não são trabalhados em sala de aula, além de professores e pesquisadores de outras cidades e regiões do país. Para o IFRO o evento é uma forma de mostrar para a sociedade que, além do ensino regular, produzimos conhecimento através de projetos científicos e extensão”.

O docente ainda ressaltou a participação dos estudantes na organização do evento, através da feira de eletromecânica e dos monitores. “Destaco também a diversidade dos assuntos abordados no evento, todos com potencial de mudar a vida ou a escolha profissional dos nossos alunos, já que estes estão em fase de formação”, concluiu.

• SNCT_em_Vilhena_1
  • SNCT_em_Vilhena_10